Mais 85 discentes entre Policiais Civis, Militares, Penais e Bombeiros concluíram nesta quarta-feira, 22, o curso de formação continuada Integra PC-TO 2022, realizado em Araguaína, pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins por meio da Escola Superior de Polícia (Espol).
O curso teve duração de três dias. Com a turma integrada envolvendo militares, bombeiros e policiais civis foram abordados temas como: Inteligência emocional e autocuidado com a Psicóloga Leni Barbosa; Investigação criminal tecnológica com o delegado Luís Gonzaga da Silva Neto; Técnicas de abordagem em zona urbana e rural e a prática de Tiro Policial, ambos com os instrutores do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote).
Especificamente para os alunos da Polícia Científica foram abordados os temas: perinecroscopia com o professor Francisco Soares; Identificação de madeiras e Qgis com interpretação de imagens de satélite, com o professor Denis Duarte; fotografia forense aplicada a Papiloscopia com o professor Fabio Lana; perícia papiloscópica com o professor Wander Arruda; e coleta de material biológico com o professor Marciley Alves.
“É a primeira vez que participo e o que tenho observado e absorvido nesse curso, são conhecimentos que enriquecem muito a nossa profissão porque no dia a dia, a gente trabalha de verdade com a Polícia Civil e Militar. Então saber o que fazer, quais são as zonas de perigo, como se comportar nesses momentos, com certeza pode salvar a vida de muitos policiais”, destacou o subcomandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Araguaína, Capitão Borges.
A superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, que participou do encerramento representando o secretário da Segurança Pública Wlademir Costa, ressaltou o ano de trabalho intenso pela capacitação dos policiais do Tocantins e destacou que para o próximo ano estão previstos mais cursos, além do Integra PC-TO.
"Foi um ano de trabalho satisfatório, levamos disciplinas com alto conhecimento que serão muito proveitosas na aplicação das atividades do dia-a-dia, mas para o próximo ano a Escola de Polícia vai trazer além do Integra, outros cursos de capacitação, além dos cursos de especialização e mestrado que futuramente queremos implantar também", ressaltou Fátima Holanda.
A diretora da Escola Superior de Polícia (Espol), Heloísa Godinho, destacou que com a etapa de Palmas, que será realizada em dezembro, a meta será atingida. "São esperados na etapa de Palmas cerca de 117 alunos, fechando aí a nossa meta de capacitar 550 alunos em mais um ano de atividades do projeto Integra PC-TO."
Integra PC
O Integra PC é um curso de aperfeiçoamento realizado na modalidade presencial e à distância, com aulas ministradas na Capital e nas cidades sedes das Delegacias Regionais da Polícia Civil. O objetivo é capacitar cerca de 550 profissionais que compõem as forças de segurança do Tocantins, até o final de 2022.