Foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 2, no Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas, uma coletiva de imprensa pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que apresentou o plano de policiamento e a campanha Temporada de Praias 2018, iniciada no dia 29 de junho e que segue até o dia 30 de julho. A corporação irá disponibilizar cerca de 150 militares para o reforço da segurança em mais de 50 praias do Estado.
As praias do Tocantins recebem visita de turistas de outros estados e da própria população, que costuma deslocar-se entre os municípios, com o intuito de aproveitar as belezas naturais, principalmente dos rios Araguaia e Tocantins. Desta forma, visando coibir práticas de crimes comuns e ambientais, acidentes de trânsito, furtos e roubos, bem como garantir a segurança e o bem-estar das pessoas, a Polícia militar reforça o efetivo nas localidades com programação oficial divulgada pelas Prefeituras.
Segundo o chefe de Estado Maior da PM, coronel Marcelo Falcão Soares, "nesse período, o Estado do Tocantins recebe milhares de turistas que visitam nossas principais praias, então a PM envia todos os esforços no sentido de alcançar dois desafios: primeiro, manter o policiamento ordinário nas cidades, não deixar que esse policiamento seja afetado; e, segundo, para manter a segurança nas praias. A Polícia Militar trabalha de forma preventiva e quando necessário, de forma repressiva", destacou o coronel Falcão.
DesaparecimentosDe acordo com dados registrados pela PM, apenas no segundo semestre de 2017, 11 pessoas adultas e sete menores desapareceram no Estado. Neste primeiro semestre de 2018, antes mesmo de iniciar a temporada de praias, já foram registrados 10 desaparecimentos, sendo que destes, cinco tratam-se de crianças. Outro dado levantado é que já foram atendidos quatro casos de afogamentos seguidos de morte.
A PM informa que, apesar da natureza de afogamento ser considerada atividade típica do Corpo de Bombeiros, esse apoio é prestado pela corporação quando é acionada primeiro, ou, quando não há unidade dos Bombeiros na região.
Primeira etapa da Campanha Temporada de Praias 2018A PM tem como principal papel desenvolver atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo, com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais. A PM já cumpre esse papel preventivo, com campanhas, blitze e outros, em todos os anos, que são intensificados em períodos sazonais, como as temporadas de praias.
Em 2018, devido ao alarmante número de desaparecimentos, mortes por afogamentos, acidentes e crimes ambientais, antes mesmo do início das férias, a PM abordou o assunto de forma mais impactante e reflexiva com a sociedade em geral, por meio de uma ocorrência simulada, em uma praia da Capital. O principal objetivo é alertar o cidadão sobre a importância de se tomar pequenos cuidados que podem evitar danos irreparáveis. Foram elaboradas, como continuidade à campanha, várias dicas de segurança, que serão divulgadas por meio de material impresso.
Dicas de Segurança
A Polícia Militar aponta alguns cuidados que as pessoas devem tomar para garantir a segurança de seu patrimônio e sua integridade física, em casa e em viagem.
Em Casa:--Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas;
--Não divulgue sua viagem nas redes sociais. Deixe pra contar [postar fotos] quando já estiver de volta;
--Deixe seus contatos com um vizinho de segurança e informe sobre a viagem;
--Só deixe a chave de sua casa com pessoas de sua absoluta confiança e deixe o telefone dessa pessoa com o vizinho, para caso de alguma emergência;
--Se você mora em condomínio, informe ao síndico quem está autorizado a entrar em seu apartamento ou casa;
--Peça para alguém de confiança recolher a correspondência e visitar o imóvel de vez em quando;
--Não deixe luzes acesas, pois, durante o dia, elas significam a ausência de pessoas;
--Não deixe em casa dinheiro ou objetos de valor como joias, prefira bancos ou empresas privadas.
Na estrada:--Antes de viajar, faça uma revisão no seu veículo e verifique os equipamentos de segurança, como extintor de incêndio, macaco, estepe, setas, luz de freios, faróis, para-brisas;
--Certifique-se que a documentação do veículo e do condutor estejam em dia;
--Não utilize bebidas alcoólicas durante a viagem;
--Respeite os limites de velocidade;
--Mantenha a distância segura entre veículos e evite acidentes;
--Na dúvida, deixe a ultrapassagem para depois;
--No veículo, evite distrações;
--Ao dirigir na estrada, respeite seus limites;
--Acomode as crianças nos assentos especiais, conforme a idade.
Na praia:--Não leve grandes quantidades de dinheiro, sempre que possível opte pelo uso de cartões;
--Não informe a senha do cartão a estranhos;
--Evite portar objetos de valor, como joias, câmeras, celulares ou tablets;
--Estacione seu veículo em locais devidamente identificados e não deixe objetos de valor em seu interior;
--Identifique as crianças e oriente para que procurem um policial militar ou bombeiro, caso necessário. Fique de olho nos pequenos;
--Evite brigas, hostilidade e confusões com as pessoas;
--Em caso de brigas ou tumultos, afaste-se do local;
--Não reaja a roubos, deixe isso com a PM. Sempre haverá um policial militar perto de você.