A Polícia Militar já começou a distribuir para as suas unidades os kits de testes rápidos para a detecção da Covid-19. O Comando do 6º recebeu na manhã desta quarta-feira, 17, cerca de 1.000 testes rápidos para detecção da Covid-19.
A unidade também foi contemplada com EPIs (equipamentos de proteção individual), a serem distribuídos a seus policiais, constando de 120 unidades de álcool em gel, 2.500 máscaras descartáveis, 2.500 luvas, protetores faciais, desinfetantes à base de peróxido de hidrogênio, e aventais descartáveis.
A Diretoria de Saúde da PMTO também doou para o serviço de saúde do Batalhão: 30 máscaras N95 e quatro protetores faciais "face shield".
Para o comandante do 6º BPM, Tenente-coronel Ricardo Apolinário de Carvalho, a testagem dos policiais militares do 6º Batalhão é extremamente importante, pois estão à frente dos trabalhos e lidam com pessoas que podem estar, ou estão, contaminadas pela Covid-19.
“Já realizamos uma primeira etapa de 60 testes rápidos e devemos continuar até alcançar a todos os policiais. Precisamos ter um diagnóstico dos que estão com o vírus e tomar as medidas necessárias de proteção, executando os demais protocolos recomendados. Desta forma, teremos a tropa o tempo todo disponível para bem servir nossa população tocantinense”, destacou o Tenente-coronel.
Por determinação do Comandante-geral da PMTO, Júlio Manoel Silva Neto, 100% do efetivo da PM deve ser testado ao longo dos próximos dias, além de familiares dos policiais e militares da reserva. “Essa é uma das ações que a Polícia Militar está promovendo, dentro da Operação Tolerância Zero, em combate à pandemia da Covid-19”, destacou o coronel Silva Neto.
Testagem em Dianópolis
Teve início na manhã desta quinta-feira, 18, a testagem do efetivo da 2ª CIPM e seus familiares, para diagnóstico da Covid-19. O objetivo é detectar os militares que possam estar infectados e isolá- los para evitar a transmissão.
Em Araguaína, militares da ativa, reserva e familiares são testados
Nesta quinta e sexta-feira, respectivamente, nas dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar e do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, no Setor das Autarquias em Araguaína, teste rápido para detecção do coronavírus. A testagem é uma ação preventiva ofertada para os policiais e bombeiros militares da ativa e da reserva, seus familiares e os funcionários civis.
A realização do teste rápido objetiva a detecção do coronavírus por meio da coleta do sangue do paciente com um furo no dedo. O resultado sai em até 20 minutos possibilitando ao paciente ter ciência de sua condição de infectado ou não, uma vez que pode ser assintomático, além de evidenciar a presença ou não de anticorpos do vírus no organismo.
Alerta para cuidados
Os cuidados com a higienização e medidas de contenção continuam sendo de grande relevância, tais como: uso contínuo da máscara de proteção, manter as mãos sempre limpas e o distanciamento social.
“Essa ação desenvolvida com a realização dos testes é de extrema importância a fim de que nosso serviço de saúde possa ter uma visão geral sobre o impacto da patologia junto ao efetivo, além de servir enquanto condição preventiva, haja vista o posterior afastamento dos militares que se encontrarem na condição de positivo, mesmo que seja assintomático. Com esses afastamentos poderemos evitar a contaminação com “efeito cascata” para o restante dos militares. Essa ação demonstra a preocupação do Comando Geral da Polícia Militar com o bem estar da tropa, pois os testes estão ocorrendo em todas as unidades militares do Estado do Tocantins, contemplando todo efetivo da polícia militar, da ativa, da reserva e familiares”, afirma do Tenente Coronel Valdeonne Dias da Silva – Comandante do 2º BPM.
Aliança do Tocantins
O prefeito de Aliança do Tocantins, Elves Guimarães, agradeceu o recebimento de 1.000 testes de COVID-19 para o município. “Agradeço ao nosso Governo do Estado do Tocantins, à deputada Luana Ribeiro, à major Melissa (da DSPS) e ao comandante da Polícia Militar, por ter doado ao nosso município os mil testes rápidos”, disse o prefeito.
“Os testes rápidos ajudam a identificar a presença da infecção viral na população e a partir disso é possível traçar estratégias mais assertivas.
Será de grande importância e valia para o andamento do combate a COVID-19.
Deus abençoe, estamos Juntos!”, concluiu o prefeito.
Em Figueirópolis
A secretaria Municipal de Saúde de Figueirópolis recebeu 1.000 testes rápidos de Covid para ampliar a oferta de testagem às pessoas assintomáticas do município."Este trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos positivos, evitando que esta pessoa transmita o vírus a outras. Se a pessoa for confirmada positivo para o vírus, ela será isolada e terá assistência médica até a cura da doença", esclareceu a prefeita Jakeline Pereira, que foi pessoalmente receber os kits.