Anúncio do concurso ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia.
Foto: Esequias Araújo

O aguardado concurso para soldados da Polícia Militar do Tocantins está cada vez mais próximo de ocorrer. Após o governador anunciar no Dia do Soldado (ontem 25/08) o Cebraspe como organizador responsável pelo certame, o Diário Oficial do Estado nº 5.672 trouxe a publicação do contrato.

Segundo a portaria Nº 44/2020 da PM-TO, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) foi contratado, sem licitação, para realizar as três primeiras fases do concurso. O contrato tem o valor de R$ 2.764.800,00.

A seleção contemplará 1.000 vagas para o cargo de soldado, sendo 50 delas para músicos. Ainda não foi definido se haverá vagas para oficial, como ocorreu no concurso de 2018 que foi anulado.

Conforme informado pelo governo, o contrato com o Cebraspe tem o valor de R$ 51,20 por candidato inscrito. A estimativa tem como base o total de inscritos no concurso anterior, que chegou perto dos 80 mil.

Agora a banca tem 30 dias para apresentar à PM uma minuta do edital. Dessa forma, a publicação do edital do concurso deve ocorrer em breve e os interessados devem ficar atentos.

O Cebraspe será responsável por três etapas: avaliação intelectual, teste de aptidão física (TAF) e avaliação psicológica.

Durante a live do governo, a presidente do Cebraspe, Cláudia Griboski, ressaltou que a instituição conta com profissionais capacitados e não só já realizou concursos públicos para policiais civis e militares de todo o país, como também está realizando neste momento certames da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

É com essa expertise ancorada em valores como a transparência, a ética, a inovação, o comprometimento e excelência acadêmica que colocamos a disposição da Polícia Militar do Tocantins”. Afirmou.

Os candidatos aprovados nas três etapas iniciais ainda passarão pelo curso de formação de responsabilidade da PM-TO. O salário inicial deve ser informado no edital. A idade limite para inscrição aumentou de 30 para 32 anos.