Polícia Civil do TO prende na Bahia suposto chefe de associação criminosa
Foto: Divulgação SSP

Em mais uma etapa da operação Ergom Kimbor, a Polícia Civil do Tocantins prendeu, nesta quinta-feira (25) no estado da Bahia, o suspeito de chefiar o grupo de assalto a carro-forte no estado. 

Uma força-tarefa de agentes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Palmas prendeu um homem conhecido como “Sapo”, em Feira de Santana (BA).

De acordo com o delegado Wanderson Chaves, responsável por coordenar as ações da força-tarefa, os policiais civis do Tocantins descobriram a localização de “Sapo” e efetuaram a detenção quando ele dirigia uma caminhonete por uma avenida movimentada na cidade baiana.

A prisão de “Sapo” ocorre em cumprimento a dois mandados de prisão expedidos contra ele. Um é da Comarca de Pedro Afonso e se refere a uma tentativa de roubo a um carro-forte, em 17 de abril na região do município.

O segundo mandado judicial acabou expedido pelo juízo da Comarca de Miranorte e é relacionado ao ataque a outro veículo, que resultou no roubo de uma grande quantia em dinheiro, em 30 de abril, perto da cidade de Rio dos Bois.

Após os devidos procedimentos legais, Sapo deverá ser recambiado para o Estado do Tocantins, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário das Comarcas de Pedro Afonso e Miranorte.  

Operação

Investigada pela Polícia Civil desde fevereiro, a associação criminosa é suspeita de orquestrar outros ataques a carros-fortes e segundo Chaves isso não acontecia apenas no Tocantins, mas em outros estados brasileiros. 

Na primeira etapa realizada em junho, os policiais prenderam, em Goiânia, um homem que confessou participação no ataque ao carro-forte em Rio dos Bois. 

Além dessas prisões, a polícia civil já prendeu outros quatro suspeitos de integrar a associação criminosa. 

A operação Ergom Kimbor também contou com apoio da DEIC- Paraíso do Tocantins, do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da 8ª Delegacia Regional de Dianópolis.