O WhatsApp, o aplicativo mais usado pelos internautas brasileiros, será bloqueado pelas operadoras de telefonia celular a partir desta quinta-feira (17) à meia-noite. A medida vale para os assinantes de telefonia móvel da Vivo, TIM, Claro, Oi, Sercomtel e Algar em todo o território nacional.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal não informou o motivo da intimação judicial. Até o momento, o que se sabe é que o bloqueio do WhatsApp terá validade de 48 horas. Portanto, o aplicativo de troca de mensagens – mantido pelo Facebook – deverá voltar a funcionar na noite de sexta para sábado.

A intimação judicial foi encaminhada ao sindicato das operadoras nesta tarde. Por correr em segredo de justiça, nenhuma das empresas comentou sobre o assunto até o momento. O Sinditelebrasil também não informou quais serão os procedimentos técnicos para realizar a suspensão do mensageiro.

Perguntada sobre o bloqueio do WhatsApp nas redes Wi-Fi fornecidas pelas operadoras de telefonia, o Sinditelebrasil também não se pronunciou sobre a questão.