Porto Nacional celebra seus 281 anos de história e 158 anos de emancipação política
Foto: Dornil Sobrinho

Os 158 anos de emancipação política de Porto Nacional que será celebrado neste sábado, 13 de julho, contarão com uma programação especial, preparada pelo Prefeito Joaquim Maia. Primeiro, o tradicional Desfile Cívico-Militar e Cultural que vem com o tema “Nossa Origem, nossas Tradições, nossa Cultura, nossa História”. As festividades acontecerão a partir das 8 horas da manhã, na Avenida Beira Rio, finalizando com show da banda baiana Chicabana, a partir das 23h59, no Espaço Cultural, ambos na orla da cidade. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult).

O Desfile também terá a participação das secretarias municipais e instituições, que participarão do trajeto com muita música e animação. As instituições envolvidas, vão mostrar a importância da valorização e resgate da cultura no município de Porto Nacional.

“Esse ano, Porto Nacional celebra seus 281 anos de história e 158 anos de emancipação política, e nós vamos homenagear no desfile, toda a luta de um povo que ajudou a construir essa bela cidade, como também, as 51 cidades que desmembraram de Porto Nacional, e faziam parte do território. Essa é nossa bandeira, valorizar as nossas raízes”, destacou o secretário da Secult, Arnaldo Bahia.

O evento vai contar, igualmente, com a apresentação da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Exército Brasileiro, além da participação do Tiro de Guerra 11-005 de Porto Nacional.

Realizações

Além disso, durante a semana de aniversário, a Prefeitura Municipal preparou uma outra agenda, que vai desde entregas de obras de reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas municipais até a construção de pontes de concreto e galerias pluviais, aberturas das praias de Porto Real e Luzimangues, assinaturas de ordens de serviços, e investimentos na Agricultura Familiar.

Primando pela organização e criatividade, o desfile festivo vai começar com a passagem do prefeito Joaquim Maia em revista às tropas militares. Em seguida, contará com os pelotões formados pelas secretarias municipais da Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Produção, Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Confira a Programação:

  • Show Gospel com Irmão Lázaro

Dia: 12/07/19

Horário: a partir das 22h

Local: Espaço Cultural Beira Rio

  • Desfile Cívico-Militar e Cultural em homenagem aos 158 anos de emancipação política de Porto Nacional

Dia: 13/07/19

Horário: a partir das 8h

Local: Avenida Beira Rio

  • Show com o grupo de Rap Contraproposta

Dia: 13/07/19

Horário: a partir das 15h

Local: Praia Porto Real 

  • Show com Everton dos Andes

Dia: 13/07/19

Horário: a partir da 16h

Local: Praia Porto Real

  • Show com Rafa Sousa

Dia: 13/07/19

Horário: das 17h30 às 19h

Local: Praia Porto Real

  • Show com Maykinho Top

Dia: 13/07/19

Horário: das 22h às 23h59

Local: Espaço Cultural Beira Rio

  • Show com a banda baiana Chicabana

Dia: 13/07/19

Horário: a partir das 23h59

Local: Espaço Cultural Beira Rio