(esq) Vereadora Irene Rodrigues e Raimunda Leite, candidatas ao mandato tampão da prefeitura de Araguanã
Foto: Edição AN

 

À frente da Prefeitura de Araguanã há 30 dias, a vereadora Irene Rodrigues (PSD) vai disputar as eleições indiretas no município com a ex-primeira dama Raimunda Leite. O pleito vai definir o sucessor de Hernandes da Areia (DEM), que faleceu vítima de Covid-19, para mandato tampão até 31 de dezembro.

A votação está marcada para o próximo domingo dia 2 de agosto e como se trata de eleição indireta terá a participação só dos vereadores do município.

Irene Rodrigues (PSD) tem como vice a também vereadora Maria de Lourdes (DEM). A prefeita interina conta com apoio de Fernando do Osmar, o prefeito que renunciou ao cargo no final de dezembro de 2017, alegando problemas financeiros no município. 

Já a outra chapa encabeçada pela ex-primeira dama Raimunda Leite, esposa do ex-prefeito Alan Brasil, tem como vice o ex-vereador Cícero Alves, ambos do PSC.

Entenda

O período conturbado na história política de Araguanã começou em dezembro de 2017, quando o então prefeito Fernando do Osmar (PSD) renunciou ao cargo. O vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito (DEM), o Hernandes da Areia, assumiu ao cargo para concluir o mandato.

Entretanto, ele contraiu covid-19 e foi internado no Hospital Dom Orione (HDO) em Araguaína. Com isso, o presidente da Câmara, Cícero Cruz de Araújo (PSD), assumiu o cargo interinamente. Ele faleceu dia 26 de junho, após sofrer infarto fulminante em Araguaína.

Dessa forma, a vice presidente da Câmara, Irene Rodrigues (PSD), tomou posse como prefeita interina, até que Hernandes se recuperasse para voltar ao posto. Mas, após um mês internado, Cícero morreu de covid-19 e o cargo de prefeito ficou vago. 

Com a vacância no cargo de prefeito, foi convocada as eleições indiretas. A chapa que for eleita no próximo dia 2 poderá participar da eleição de 15 de novembro.