
Em comunicado à imprensa nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Araguaína informou que enviou junto à conta de água deste mês de março o boleto impresso referente à contribuição da taxa de coleta de lixo.
Segundo a prefeitura, o objetivo é facilitar o acesso do contribuinte ao documento até a data de vencimento, 30 de abril, sem precisar ir na Secretaria da Fazenda e enfrentar filas e aglomerações.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado poderão ir na sede da secretaria, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, e imprimir novos boletos com o valor fracionado.
Mais esclarecimentos podem ser realizados pelos telefones 3411-7165, 3411-7148, 3411-7149 ou pelo WhatsApp institucional 99935-7789 e 99957-9312.
Entenda
No dia 11de fevereiro, a prefeitura chegou a anunciar que a cobrança da taxa de lixo seria inclusa na conta de água a partir deste mês de março. A tarifa seria dividida em 10 vezes sem juros com as parcelas já inclusas na conta de água e esgoto. O menor valor mensal seria a partir de R$ 5,80 e o maior, R$ 21,10.
A medida teve repercussão negativa, sendo questionada em ação civil pública. O Ministério Público Estadual também instaurou inquérito para apurar suspostas irregularidades e evitar lesão ao direito do consumidor.
Diante do imbróglio, em 18 de fevereiro, o prefeito Ronaldo Dimas suspendeu a inclusão da taxa na tarifa de água e culpou os "malucos" de espalhar mentiras para o araguainense. Na ocasião, o gestor afirmou que a medida era um benefício, já que o contribuinte não pagaria taxa de banco.