Política

Presidente da Aleto diz ser grato a Carlesse, mas vai colocar impeachment para análise dos deputados

Andrade já solicitou parecer jurídico da Casa de Leis sobre os pedidos de impeachment protocolados na Aleto.

Antônio Andrade fala sobre pedidos de impeachment
Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, vai colocar um dos pedidos de impeachment de Mauro Carlesse para apreciação dos deputados. Além disso, prometeu por fim a votação secreta e a população saberá a posição de cada deputado em relação ao tema. 


A declaração de Anadrade ocorreu  na noite desta quarta-feira, 1º, em entrevista ao Programa Alô Tocantins, do apresentador Walisson Silva. O presidente já solicitou parecer jurídico da Casa de Leis sobre os pedidos de impeachment protocolados na Aleto. 


Queremos saber a constitucionalidade. (....) Acredito que de hoje para amanhã ele [o procurador da AL] vai me passar [o parecer]. Para que eu possa analisar juntamente com os deputados para a gente dar uma resposta à população tocantinense.  Pontuou. 


Questionado se amizade com a Carlesse e o alinhamento político poderia interferir no processo, Andrade ponderou. —A gente foi eleito justamente para cumprir o mandado. A missão de representar a população tocantinense é uma coisa. A amizade é outra.


Eu tenho uma gratidão muito grande pelo governador Mauro Carlesse. É meu amigo particular. Mas aconteceu o que aconteceu. Eu não tenho culpa no que aconteceu. Estou na Assembleia justamente para presidir e administrar a Assembleia. Justificou.


Andrade acrescentou que depois de receber o parecer da procuradoria deve reunir os deputados para debater o pedido de impeachment. —Nós vamos sentar com os deputados e tomar as posições que precisam ser tomadas. Assegurou, destacando que está pronto para manter a estabilidade politica do Estado. 


É meu papel. Eu não posso me furtar do meu papel. É chato, é. Mas temos que encarar as ações difíceis do nosso Estado. Acredito que a semana que vem a gente já tenha algum posicionamento referente aos dois [pedidos] de impeachment


Acredito que vamos deixar um para trás e o primeiro que foi protocolado, vamos colocar ele para apreciação dos deputados. Para ver qual a decisão a gente vai tomar.  Considerou, garantindo que a votação será aberta. 


Eu vou tirar essa palavra secreta do nosso regimento.(...) Vamos abrir o voto para que a população possa ver o qual é a decisão que seu deputado vai tomar referente a esta situação. Finalizou.