
O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, vai colocar um dos pedidos de impeachment de Mauro Carlesse para apreciação dos deputados. Além disso, prometeu por fim a votação secreta e a população saberá a posição de cada deputado em relação ao tema.
A declaração de Anadrade ocorreu na noite desta quarta-feira, 1º, em entrevista ao Programa Alô Tocantins, do apresentador Walisson Silva. O presidente já solicitou parecer jurídico da Casa de Leis sobre os pedidos de impeachment protocolados na Aleto.
—Queremos saber a constitucionalidade. (....) Acredito que de hoje para amanhã ele [o procurador da AL] vai me passar [o parecer]. Para que eu possa analisar juntamente com os deputados para a gente dar uma resposta à população tocantinense. Pontuou.
Questionado se amizade com a Carlesse e o alinhamento político poderia interferir no processo, Andrade ponderou. —A gente foi eleito justamente para cumprir o mandado. A missão de representar a população tocantinense é uma coisa. A amizade é outra.
—Eu tenho uma gratidão muito grande pelo governador Mauro Carlesse. É meu amigo particular. Mas aconteceu o que aconteceu. Eu não tenho culpa no que aconteceu. Estou na Assembleia justamente para presidir e administrar a Assembleia. Justificou.
Andrade acrescentou que depois de receber o parecer da procuradoria deve reunir os deputados para debater o pedido de impeachment. —Nós vamos sentar com os deputados e tomar as posições que precisam ser tomadas. Assegurou, destacando que está pronto para manter a estabilidade politica do Estado.
—É meu papel. Eu não posso me furtar do meu papel. É chato, é. Mas temos que encarar as ações difíceis do nosso Estado. Acredito que a semana que vem a gente já tenha algum posicionamento referente aos dois [pedidos] de impeachment.
—Acredito que vamos deixar um para trás e o primeiro que foi protocolado, vamos colocar ele para apreciação dos deputados. Para ver qual a decisão a gente vai tomar. Considerou, garantindo que a votação será aberta.
—Eu vou tirar essa palavra secreta do nosso regimento.(...) Vamos abrir o voto para que a população possa ver o qual é a decisão que seu deputado vai tomar referente a esta situação. Finalizou.