A sessão aconteceu na manhã desta terça-feira, 24
Foto: Isis Oliveira

Durante sessão na manhã desta terça-feira (24), o Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (PSL), voltou a comentar sobre o concurso da Casa Leis. Ele garantiu que até o fim do ano terá uma posição sobre o certame.

O assunto entrou em pauta depois que os deputados Elenil da Penha (MDB) e Júnior Geo (PROS) cobraram do Governo do Estado a realização de novos concursos públicos e criticaram a manutenção de contratos.  

É urgente a necessidade de reposição de profissionais integrantes do quadro de servidores do Estado que estão se aposentando. Da mesma maneira, a entrada de novos servidores efetivos seria positiva para o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), mantido com a contribuição dos servidores ativos”, avaliou Elenil.

Novo certame em breve

Antonio Andrade disse compreender a expectativa da população para o lançamento de novos concursos. Em relação ao concurso da Assembleia Legislativa, ele justificou que o certame deverá ser feito em breve, com responsabilidade, e que haverá uma posição até o fim do ano.

Estamos fazendo o levantamento no quadro de servidores da Casa a fim de promover um concurso sério e dentro da legalidade, em que o candidato inscrito tenha segurança de que será convocado para a vaga em caso de aprovação”.

Segundo o presidente, a intenção é evitar problemas como ocorreu em outubro de 2016. Na época, o concurso foi cancelado um dia após a sua publicação. O edital ofertava 66 vagas, mais cadastro de reserva para carreiras de níveis médio e superior.

Tudo será feito com seriedade”, garantiu o presidente.

Programa de aposentadoria

Na sessão do dia 07 de maio deste ano, deputado Antonio Andrade (PTB) disse que esperava aposentar 40 servidores para lançar novo concurso. Ele explicou que até o fim do ano vai concluir o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e abrir novas vagas para cargos efetivos.

Último concurso ALE TO

O último concurso realizado pela Assembleia Legislativo do Estado do Tocantins foi há 16 anos. Em 2016, a Aleto chegou a lançar edital de concurso, mas o concurso foi cancelado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que alegou irregularidades no processo de dispensa de licitação para contratar a Fundação de Apoio às Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), como banca organizadora.

A expectativa é que o novo concurso ofereça vagas para cargos de níveis médio e superior, assim como o último edital publicado que foi cancelado.