A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no início da tarde de quarta-feira (30) um caminhão carregado com produtos importados ilegalmente. A carga estava camuflada com materiais recicláveis.
A abordagem orientada por inteligência, ocorreu no km 160 da BR153, na Unidade Operacional da PRF no município de Araguaína/TO. Na oportunidade, a equipe da PRF abordou o caminhão Scania/R 114 LA 6x2 com um semirreboque acoplado. O veículo era conduzido por um homem de 28 anos, o qual estava acompanhado por um amigo, um homem de 24 anos.
Durante a abordagem o condutor apresentou Nota Fiscal descrevendo o transporte de materiais recicláveis. Ao abrir o compartimento de carga era possível verificar a presença de materiais descritos no documento fiscal, no entanto, em uma fiscalização mais minuciosa foi possível constatar que os materiais recicláveis estavam apenas na parte traseira do compartimento de carga, eram utilizados para camuflar o transporte de mercadorias importadas ilegalmente.
Ao retirar a camada de materiais recicláveis foi encontrado um carregamento 152.442 itens importados e transportados ilegalmente. Entre os itens transportados estavam: tênis,
aparelhos eletrônicos para cabelo, TV Box, fones de ouvido, bijuterias, baterias e carregadores de Iphone, Smartwatch’s, cuecas, bolsas e óculos. O prejuízo para o crime organizado, utilizando o valor de revenda como referência, é de cerca de 10 milhões de reais.
O condutor e passageiro foram questionados sobre a carga escondida, tendo ambos relatado que não tinham conhecimento da origem da carga, alegaram terem ingresso no caminhão com a carga já lacrada, não tendo acompanhado o carregamento. Os homens tentaram demonstrar surpresa com a situação, no entanto, apresentaram informações desconexas sobre os fatos.
Segundo eles, o caminhão saiu do Maranhão e tinha como destino São Paulo/SP, mas alegaram não saber mais detalhes.
Uma força tarefa foi montada para conseguir contabilizar e manejar todos os produtos. A Polícia Federal foi acionada registrou a ocorrência. Os produtos apreendidos serão direcionados para a Receita Federal para continuidade dos procedimentos legais.