PRF apreendeu um total de 87 m³ de madeira sem o respectivo documento ambiental.
Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou na madrugada de hoje, 24, no km 160 da BR-153, dois caminhões transportando madeira sem o respectivo documento ambiental. Segundo documento fiscal, as madeiras tinham como origem o Estado do Pará e o destino era Estado da Bahia.

A primeira ocorrência foi registrada às 03h36, quando a equipe abordou o caminhão I M.BENZ/AXOR 2644S6X4 carregado com 49,37 m³ de madeira serrada (viga, caibro), espécie Sumaúma Vermelha e Faveira. O condutor não apresentou Guia Florestal e nem Declaração de Colheita e Corte. Por tal razão, foi confeccionado TCO tendo como um dos autores do crime ambiental o motorista, homem de 24 anos. 

A segunda ocorrência foi registrada às 04h27, quando foi abordado o caminhão VOLVO/FH 460 6X2T, tendo como motorista um homem de 53 anos. o mesmo estava carregado com 37.66 m³ de madeira lapidada e madeira serrada (viga, caibro), espécie Sumaúma Vermelha e Faveira. O condutor não apresentou Guia Florestal e nem Declaração de Colheita e Corte. Assim, foi confeccionado TCO em razão do crime ambiental de tansportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

A Polícia ambiental foi acionada para realização de procedimentos administrativos ambientais nas duas situações.