No dia 17 de janeiro (segunda-feira) de 2022, a professora Claudenice Brito, do colegiado de Matemática, do Câmpus da UFNT em Araguaína, defendeu tese na Universidade da Beira-Interior (UBI), Covilhã, Portugal.
A tese intitulada de "A Teoria Histórico-Cultural como fundamento teórico para a formação do Alfabetizador Matemático" teve como foco a formação do Pedagogo como Alfabetizador Matemático. Na pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: a proposição de um conceito para Alfabetizador Matemático, a explicitação da especificidade da sua atividade docente no contexto da alfabetização, bem como os conhecimentos para alfabetizar.
A investigação do trabalho de doutoramento explicitou conceitos e princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e seus colaboradores como fundamento teórico-conceitual específico para embasar a formação inicial do Pedagogo como Alfabetizador Matemático.
Durante o doutoramento, a professora Claudenice passou um período de vivência acadêmica na Universidade de Ostroh, na Ucrânia, por meio do Erasmus + ICM - International Credit Mobility, e visitou escolas, nas quais são adotados elementos da THC para fundamentar o trabalho docente dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A tese foi aprovada com distinção. (com informações da professora Claudenice Brito).