A professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Glêndara Martins, do curso de Engenharia de Alimentos, participa, nesta semana, em Dublin na Irlanda, do 18º Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Na ocasião, ela apresentou um trabalho resultado de sua pesquisa de pós-doutorado junto ao Agrocampus Ouest na França.

De acordo com Glêndara, a pesquisa avalia a influência da presença de cálcio e fosfato no processo de desnaturação e agregação de proteínas em trocadores de calor utilizados na indústria de leite e queijo. "A presença desses agregados, na forma de depósitos de massa na superfície desses equipamentos, promove um impacto negativo na eficiência das operações na indústria de produtos lácteos. Os principais compostos presentes nesses depósitos em trocadores de calor são minerais e proteínas sensíveis ao calor. Neste caso, a beta-lactoglobulina é considerada a precursora na formação de depósitos de massa," explica.

Ainda, segundo a Professora, a pesquisa foi desenvolvida durante um ano no Agrocampus Ouest - INRA - França, onde ela pode simular o processo de desnaturação de proteínas, especificamente a beta-lactoglobulina, bem como determinar a cinética de desnaturação e observar o tamanho dos agregados formados e a quantidade de massa depositada nos trocadores de calor após esse processo. "Nosso principal objetivo é tentar compreender a interação molecular entre minerais e proteínas no mecanismo de formação de depósitos na superfície desses equipamentos e, consequentemente, otimizar o processo de limpeza deles, afetando diretamente a qualidade e o custo dos produtos", enfatiza.

Glêndara está no pós-doutorado desde setembro de 2015 junto ao Agrocampus Ouest - INRA, localizado na cidade de Rennes - França. E já retorna a Palmas em poucos dias. Ela ressalta a importância da divulgação da pesquisa em um Congresso Internacional que consiste, principalmente, no retorno a sociedade da confiança depositada nas instituições de pesquisa, tais como o Agrocampus e a UFT.

"No que tange a UFT e o curso de Engenharia de Alimentos em específico, a participação no maior Congresso Mundial da área mostra o potencial de uma instituição tão jovem em realizar pesquisa de ponta através de parcerias estabelecidas por profissionais nela inseridos.

Como egressa do curso de Engenharia de Alimentos da UFT  e, atualmente, professora do curso, me sinto honrada em levar o nome da instituição e do curso, aos quais me dedico há mais de 10 anos, tanto a uma instituição Francesa de excelência, onde executei o pós-doutorado, quanto a um evento com excelentes pesquisadores de mais de 60 nacionalidades, onde certamente pudemos mostrar que somos os caçulas, mas, não menos importantes para a Ciência e Tecnologia de Alimentos Mundial", finaliza Glêndara.