A abertura do projeto foi com o Festival de Pipas, no mês passado.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

Já estão abertas as inscrições para o 1° Festival de Pião que será realizado no próximo dia 19, das 16 às 18 horas, no Eco Parque Cimba, em Araguaína. O evento faz parte do Projeto “O Mundo Lúdico do Parque Cimba”, que teve início em setembro e seguirá até junho de 2020.

O Mundo Lúdico do Parque Cimba tem como objetivos explorar o potencial do parque como ponto de eventos culturais e educativos, estimulando o convívio social e o fortalecimento de vínculos familiares por meio do resgate das brincadeiras populares. O evento de abertura do projeto foi o Festival de Pipas, que contou com a participação de 25 competidores.

Até o final do projeto, estão previstos outros eventos como confecção e corrida de pé de lata; campeonato de bola de gude; campeonato de pula corda e elástico; campeonato de queimada; campeonato de brinquedos populares artesanais; salve bandeira e campeonato de bete.

Festival de Pião

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no setor administrativo do Parque Cimba, localizado próximo ao estacionamento, ou até minutos antes do início da competição.

O campeonato será realizado em três categorias: infantil (4 a 9 anos), juvenil (10 a 17 anos) e adulta (a partir de 18 anos). As disputas serão em duas modalidades: Pião ao círculo (subdividida nas três categorias) e Manobras no ar (mista).

Na primeira modalidade, os competidores deverão inicialmente lançar o pião no alvo, o que conseguir atingir mais próximo do centro será o primeiro a lançar, enquanto aquele que lançar mais longe terá seu pião “deitado” sobre o alvo para que os adversários tentem conduzi-lo à marca delimitada.

A troca do pião “deitado” ocorrerá toda vez que um jogador erra o lançamento, até que reste apenas um jogador. A cada jogador eliminado, o jogo se reinicia com os lançamentos no alvo.

Na modalidade Manobras no ar, cada jogador terá um tempo de dois minutos para exibir suas habilidades diante da comissão julgadora composta por três integrantes que os avaliarão pelos critérios quantidade de manobras e dificuldade.

Haverá troféus para os cinco primeiros colocados em cada modalidade e categoria.