Política

PT escolhe juiz aposentado Leador Machado como pré-candidato a prefeito de Araguaína

Diretório Municipal do PT escolhe pré-candidato para disputar a prefeitura de Araguaína.

Reunião do PT na sede do SECETO em Araguaína
Foto: Divulgação PT

Logo na primeira semana após o Carnaval os pré-candidatos retomaram a movimentação em Araguaína, visando a disputa da eleição municipal de 2020.  O PT do deputado federal Célio Moura decidiu nesta segunda-feira (2) o nome do ex-juiz Leador Machado como o pré-candidato do grupo. A última vez que o PT disputou a prefeitura foi há oitos anos, em 2012.

A decisão foi tomada após outros três pré-candidatos recuarem para apoiar Leador. Leonildo Dias, Valdirene dos Santos Cesário e Oliveira Martins Filho eram os demais nomes do partido, mas foram convencidos a retirarem as pré-candidaturas.

Segundo o PT, Leonildo e Valdirene ressaltaram a questão da diversidade de pensamentos e recuaram com objetivo de fortalecer o partido. “Chegaram a conclusão de que o nome de Leador é o mais adequado para sanar as demandas políticas que a conjuntura nacional tem colocado”. Informou o partido.

Ainda conforme o PT, em reuniões anteriores Oliveira Martins já havia desistido de sua pré-candidatura para declarar apoio ao candidato escolhido pelo partido. Ele também esteve presente na reunião e anunciou sua pré-candidatura a vereador de Araguaína.

Segundo o PT, na reunião, Leador Machado agradeceu o apoio dos demais pré-candidatos e de toda a militância. Reconheceu a grandeza do gesto e disse que de agora em diante todos irão caminhar juntos nesse projeto coletivo.

Leador Machado destacou que se coloca como uma ideia e como ferramenta do Partido dos Trabalhadores para combater a desigualdade social, econômica e política arraigada na sociedade araguainense.

A reunião contou com a participação do Presidente Municipal do PT, Edmundo Rodrigues, da Representante da Executiva Estadual do PT, Ana Carneiro, dos pré-candidatos a vereadores do partido, filiados e simpatizantes do PT.  Além dos pré-candidatos já citados e do Presidente Estadual do PT-TO, Deputado Estadual José Roberto.

Perfil de Leador Machado

Juiz aposentado Leador Machado, pré-candidato a prefeito de Araguaína.

O juiz aposentado Leador Machado atuou durante muitos anos na 2º Vara do Foro Trabalhista de Araguaína e se aposentou no dia 17 de dezembro de 2019. 

Leador teve o nome lançado pelo deputado federal Célio Moura. Ele era militante petista antes de ingressar na magistratura, quando morava em Brasília, e participou em Curitiba (PR) da vigília #LulaLivre juntamente com outros membros do coletivo Associação Juízes pela Democracia (AJD).

Nosso valoroso companheiro, um magistrado respeitado, culto e muito bem relacionado na cidade. Ganha o Partido dos Trabalhadores, ganha a militância, ganha a democracia, já que Dr. Leador teve uma militância intensa no Partido no Distrito Federal, antes de entrar para a magistratura do trabalho”, disse o deputado federal na época em que lançou o nome de Leador.