Redação

A queda de um parapente deixou dois homens feridos na tarde desta segunda (26), na Serra de Lajeado, região central do estado. O equipamento perdeu altitude após uma rajada de vento. O piloto e um aprendiz tentavam fazer uma decolagem quando caíram de uma altura de 50 metros do mirante da Serra.

O acidente ocorreu por volta das 17 horas, mas somente uma hora depois os Bombeiros foram acionados. Para o resgate, 15 homens da  1ª Cia de Palmas, da 2ª Cia Taquaralto e da 6ª Companhia de Busca e Salvamento atuaram na ocorrência.

Ao chegarem ao local, os Bombeiros encontraram dificuldades, devido ao relevo acidentado e a falta de iluminação. Para socorrer as vítimas, os militares usaram técnicas de salvamento em altura e tiveram que descer a serra de rapel.

Uma das vítimas apresentava lesões e fratura na perna esquerda e lesão nas costelas, além de sinais de hemorragia interna. A outra possível luxação no tornozelo e joelho esquerdo, sinais de hemorragia interna e fratura na pélvis. Durante o resgate, as vítimas tiveram uma queda nos sinais vitais e um médico do SAMU foi acionado. ,

Rodiney Ribeiro, piloto e Ramires Arco Galvão, aprendiz, foram encaminhadas para Hospital Geral de Palmas.

Segundo o tenente que coordenou a operação, Rafael Cruvinel, a operação durou cerca de 12 horas, sendo finalizada às 6 horas da manhã desta terça-feira, 27. “A equipe demonstrou alto nível de profissionalismo, devido à grande complexidade do salvamento, não medindo esforços em resgatar as vítimas com vida” declarou.