Entretenimento

RAIA lança primeiro álbum com seis músicas inéditas nesta sexta-feira, 22

A cantora já realizou um show de pré-lançamento na noite de quarta-feira, 20 de outubro, em que cantou todas as 11 músicas do disco.

Tocantinense de coração, RAIA fez questão de lançar o álbum no Tocantins e de fazer referência à cultura do estado.
Foto: Fotografia de Gabriela Grammont e "design" de Camila Caco

O álbum de estreia da cantora Raia “Deixa Raiar” será lançado  nas plataformas digitais, na sexta-feira, dia 22, o disco terá onze músicas, todas compostas por RAIA, das quais seis são inéditas. Tocantinense de coração, a cantora produziu um álbum com fortes referências ao estado, presentes no figurino, cores e cenário da capa do disco.

O lançamento do disco foi feito primeiro aos palmenses, em um show ocorrido na noite de ontem, 20 de outubro, no Teatro de Bolso. O pré-save do disco está disponível no link: https://found.ee/j2X89 através dele é possível receber uma notificação quando as músicas estiverem disponíveis.

O disco é uma produção trilíngue com canções em português, inglês e espanhol e ainda um trecho de música em francês. A composição das canções de “Deixa Raiar” começou em 2018, no ano seguinte a artista organizou um financiamento coletivo para arcar com a gravação das músicas, a “vaquinha” mobilizou mais de 80 pessoas e arrecadou mais de 20 mil reais.

Formado por canções alegres e positivas, RAIA conta que o processo de composição do álbum foi acontecendo naturalmente: “Na época eu não tinha ideia de quantas músicas iriam ser, mas eu fui compondo e o disco surgiu, foi um processo muito autobiográfico” relata a cantora que traz em suas letras temáticas como o amor e a liberdade.

A variedade de ritmos fez com que RAIA optasse por convidar três produtores musicais diferentes na confecção do álbum, tendo trabalhado em nove das onze músicas, Franco Galvão dá sua opinião sobre a produção: “Esse álbum  consegue representar e conter em si uma série de aspectos que a gente experimenta, uma série de afetos, emoções, sensações e gostos que a gente experiencia na nossa vida, mas que essas coisas estão separadas e no álbum nós conseguimos colocar tudo junto de uma forma muito orgânica”. Produtor musical há oito anos, Franco Galvão destaca que essa diversidade é o grande diferencial de “Deixa Raiar” e aponta que RAIA entrega para o público “um grande disco”.

O álbum está pronto desde 2020, mas RAIA estava atuando como médica na saúde pública e decidiu adiar o lançamento. Em meio a pandemia o projeto foi contemplado em editais estaduais da Lei Aldir Blanc e no edital promovido pelo Banco da Amazônia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, graças à seleção RAIA conseguiu produzir um show de audição exclusiva das músicas em Palmas (TO) e gravar o clipe de Deixa Raiar.

Vídeo Clipe da música Deixa Raiar

A música Deixa Raiar, que dá nome ao disco, terá clipe próprio dirigido por RAIA em parceria com Enio Sales, a produção também é repleta de referências à cultura tocantinense.

Foi graças a uma experiência trabalhando como médica na cidade de São Felix, no Jalapão, que RAIA decidiu gravar o clipe na região. Tendo atendido também na comunidade Quilombola do Prata, ela percebeu a falta de projetos culturais no quilombo e, com apoio do edital estadual da Lei Aldir Blanc e da prefeitura da cidade, ministrou uma oficina de audiovisual aos adolescentes quilombolas, Enio Sales também conduziu a formação.

Como narra a artista, o clipe mostra um pouco desse momento e da dança criada especialmente para a música: “a direção foi centrada nessa ideia da dança, de focar na coreografia e demonstrar a leveza e a interação dessa oficina que a gente fez de audiovisual, a ideia é que o clipe de seja um registro dessa experiência”, explicou RAIA.

Visibilidade Feminina

Muito presente em sua trajetória artística a visibilização ao feminino também é feita no álbum, a compositora conta que a música “Anda menina” é um de incentivo à ação conjunta de mulheres: “Eu misturo MPB com RAP e falo sobre a ideia de que nós teremos um futuro feminista. Ali eu digo ‘Anda menina que o nosso tempo vai chegar, então vem pega na minha mão para fazer RAP de combate a opressão’, essa música foi a primeira música que eu pensei para estar no álbum”, detalha RAIA.

O ativismo de RAIA vai além das letras, consciente das múltiplas desigualdades existentes a cantora escolheu uma equipe técnica e artística majoritariamente feminina e negra em sua produção.

RAIA

Artista multilinguagem, RAIA é cantora, compositora, produtora cultural e dançarina de dança do ventre, é ela quem dirige e roteiriza todas suas produções audiovisuais.

Sua trajetória na música teve início em 2018 quando lançou o clipe do single “Casinha”, um forró gravado no distrito de Taquaruçu em Palmas, Tocantins. Hoje a artista já tem sete singles lançados e acumula mais de 213 mil visualizações em seu canal no YouTube. Além de ter participado de diversos festivais como o “Som do Formigueiro” e o X Festival de Música de Imperatriz (MA).

A cantora é natural da Ilha do Bananal, no Mato Grosso, mas sua mãe nasceu no Tocantins e RAIA passou a morar em Palmas, a capital do estado, em 2011. Envolvida pela cultura tocantinense a cantora se apaixonou pelo estado e foi sua paixão que a fez lançar sua produção no Tocantins.