Joselita Matos/Ascom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína continua nos trabalhos de recuperação e reconstrução das ruas da cidade. Desde a semana passada, frentes de serviço atuam nos setores Vila Couto, Oeste, São Miguel e outros. Mais bairros também serão beneficiados nos próximos dias, como Vila Norte e Bela Vista.
 
Na Vila Couto, a reconstrução já começou em três importantes ruas: Rua 15, Rua 4 e Avenida Contorno. Todas as ruas do bairro serão recuperadas.
 
O asfalto utilizado nesse e nos demais bairros da cidade é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O processo não necessita de um período longo de secagem. Logo depois de aplicado, já pode receber tráfego e, caso chova, não sofrerá danos. Além da aplicação mais eficaz, o CBUQ tem durabilidade de até 10 anos.
 
No Setor Oeste, as equipes continuam os trabalhos de drenagem e terraplanagem nas ruas Marabá, 27 e Guanabara. Esta semana, o asfalto deverá ser feito nestas ruas e os trabalhos devem prosseguir para outras ruas do bairro e também para os setores São Miguel, Martins Jorge, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, Esplanada, parte dos setores JK e Aeroviário.
 
Outros setores
No início deste mês, foi assinada a ordem de serviço pelo termo de cooperação entre a Prefeitura e o Governo Estadual que vai beneficiar 10 bairros. Serão R$ 44 milhões investidos na infraestrutura dos seguintes bairros: Araguaína Sul 2, São João, Tereza Hilário, Raizal, algumas vias do Patrocínio, Tocantins e Santa Terezinha, Morada do Sol e Ana Maria.
 
Todos serão beneficiados com a execução de vários serviços de recuperação de ruas, como pavimentação asfáltica, drenagem e reconstrução. As obras também foram reiniciadas no Bairro São João, começando pela Rua Machado de Assis. Nesse bairro, será um total de 120 mil metros quadrados de asfalto novo, em CBUQ.
 
Também o Setor Maracanã está recebendo os trabalhos de reconstrução e pavimentação das ruas. Nesta semana, a empresa responsável pelo serviço está na Rua Pavão e depois prossegue para a Rua Faizão. No setor também será feito meio-fio e calçadas. Todo o bairro receberá mais de 13 mil metros de pavimentação.
 
Investimentos

Desde o início de 2013, a Prefeitura vem trabalhando na reconstrução e recuperação dos mais de 400 quilômetros de pavimento que estavam danificados. Até o momento, foram mais de 250 km de vias recuperadas em vários setores da cidade.

No Centro, o adeus aos bloquetes está em fase final. Os bairros que já receberam ou estão recebendo nova pavimentação são Noroeste, Tecnorte, Vila Goiás, Jardim Paulista, Nova Araguaína, Setor Urbano, Alaska, Vila Santiago, Vila Ribeiro, Araguaína Sul, Araguaína Sul 2, Tocantins, Tereza Hilário Ribeiro, Bairro São João, Oeste, Martins Jorge, Jardim das Palmeiras, Esplanada, Vila Couto, Vila Norte, Bela Vista, Maracanã, Universitário, Itaipu.