
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) incentiva o uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) como uma oportunidade de renda no campo, bem como um reforço no cardápio alimentar.
Conforme a gerente de Agroecologia, Drielly Rodrigues, situações rotineiras da vida moderna como obrigações em casa, no trabalho e nos estudos, somadas a falta de exercícios físicos e uma má alimentação, provocam acúmulos de toxinas no organismo, muito prejudiciais a nossa saúde. Por isso, uma alimentação balanceada com produtos saudáveis e naturais, além de um processo de desintoxicação se torna cada vez mais necessário.
Nesse sentido, a gerente ensina uma receita de suco verde tranquilizante e antioxidante, rico em nutrientes para aliviar as tensões do dia a dia.
Ingredientes: Suco fresco de 1 limão, um copo de 200ml de água, meio copo de folhas de erva –cidreira e meio copo de folhas de capim santo (picado).
Preparo: bata tudo no liquidificador. Em seguida coe e está pronto para beber.
Conforme a gerente de agroecologia para que todos os nutrientes presentes no suco sejam absorvidos pelo nosso organismo, o suco deve ser consumido em até 20 minutos depois do preparo.
Benefícios
O capim-santo é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Também é rico em magnésio, zinco e ferro.
A erva-cidreira melhora a qualidade do sono; alivia as dores de cabeça; combate os gases; preveni distúrbios digestivos; romove o bem-estar e a tranquilidade, dentre outros males.
Já a vitamina C e os antioxidantes contido no limão ajudam a neutralizar os danos causados por radicais livres.
Pancs
As plantas alimentícias não convencionais são todas as plantas que têm uma ou mais partes apropriadas para a alimentação humana, mas não estão incluídas no cardápio cotidiano. Todas as partes botânicas da planta podem ser consideradas Pancs como raízes, cereais, castanhas, temperos, legumes, folhas, frutas e até flores.