Araguaína inicia aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19
Foto: Marcos Sandes/Ascom

Os primeiros araguainenses que tomaram a vacina contra a covid-19 já estão recebendo a segunda a dose. A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta semana a aplicação de 2.300 doses que foram enviadas para completar a imunização dos primeiros grupos atendidos, que é formado primeiramente por idosos e funcionários das casas de acolhimento, depois profissionais da linha de frente e ainda os profissionais da saúde que prestam assistência.

A aplicação da segunda dose segue um calendário já previsto no cartão de vacinação, seguindo de acordo com a data da primeira aplicação. “Já aplicamos 133 doses nas casas de acolhimento e mais de 400 profissionais são esperados neste sábado, que estão na linha de frente e que tomaram a primeira dose nos dias 18, 19 e 20 de janeiro”, explicou a coordenadora de Imunização, Samilla Braga.

Para a técnica de enfermagem Mircele da Silva, 41 anos, receber a vacina é uma forma de se blindar. “Eu trabalhei nove meses no hospital de campanha e foi uma experiência de muita expectativa de recuperação das pessoas e também de perda delas. A gente espera que todos tenham a oportunidade de tomar para que tudo volte ao normal”, afirmou.

Mesmo com as duas doses já aplicadas, a técnica de enfermagem Rosa de Carvalho, 47 anos, vai continuar atenta as medidas preventivas até que as doses cheguem para todos. “Tem que usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento como antes, porque com um toque de mãos eu ainda posso transmitir a covid-19 para alguém que não tomou a vacina”, alertou.

Doses recebidas

Ao todo, Araguaína já recebeu 7.010 doses de vacina contra covid-19 para primeira aplicação e mais 2.300 doses para segunda aplicação, totalizando 9.310 doses. Até está sexta-feira, 19, 6.527 pessoas já haviam sido imunizadas. Todos os imunizados receberão a segunda dose, como prevê o plano nacional.

“Nós ainda temos doses para idosos acima dos 80 anos nas UBS, os que procurarem a vacinação na segunda-feira, 22, serão vacinados. Próximo grupo a tomar a primeira dose é formado por pessoas com mais de 80 anos que estão acamados, tem mobilidade reduzida e idosos da zona rural”, informou a coordenadora.

Mais transparência

A Prefeitura tem a publicação do vacinômetro, com atualização diária das doses recebidas e aplicadas contra a covid-19. As publicações estarão disponíveis nos perfis sociais da Nossa Araguaína no Facebook, Instagram e Twitter. Os canais de comunicação também são o único meio oficial em que a população deve se informar sobre o cronograma de vacinação em Araguaína.