O Secretário de Estado da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba recebeu na manhã desta sexta-feira, 23, em seu Gabinete na SSP, em Palmas, o Diplomata e Primeiro-Secretário de Israel no Brasil, Alon Lavi. O encontro teve como objetivo apresentar projetos na área de segurança pública e tecnologia, além de estreitar laços, encontrar pontos em comuns para vislumbrar oportunidades viáveis a ambos interessados neste setor.
No encontro, o Diplomata destacou que a reunião com o Secretário é muito importante para conhecer a realidade no setor de segurança do Estado e levantar as principais demandas para buscar as parcerias. Lavi, disse também que a reunião é fruto de conversações estabelecidas anteriormente com a embaixada de Israel para haver uma integração entre os dois Estados.
O Secretário destacou o empenho de sua gestão em realizar intercâmbios e troca de experiências e, solicitou a Alon Lavi que envie propostas para que ele possa analisar a viabilidade de futuras parcerias. “Israel é tecnologicamente avançado na área de Segurança Pública e a Policia Civil tem muito a aprender nesta área”, disse.
Em seguida, a Coordenadora de Projetos da SSP, Delegada Suraia Carvalho Vilela, apresentou os projetos do Complexo da Polícia Civil para a Capital que unirá o 1º Distrito Policial, a Central de Flagrantes, Delegacias Especializadas e também a unidade administrativa da Polícia Civil, além da construção de mais dois novos polos da Polícia Civil em Araguaína e Gurupi, onde vão abranger as Policias Civil e Polícia Técnico-Científica e também, as Delegacias de pequeno e médio porte no modelo de Delegacias Cidadãs. A Coordenadora apresentou os projetos de modernização do Departamento de Estratégia, Inteligência, aquisição de material bélico, reaparelhamento do Sistema Integrado de Operações - SIOP, entre outros.
Foram apresentadas as ações da SSP neste ano como a implantação da Academia de Policia Itinerante, Implantação do Sistema de Gerenciamento de Procedimentos Policiais – GERPOL, aquisição de novos computadores para fortalecimento do Sistema, Implantação do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, inclusão do Tocantins no Programa “Crack é Possível Vencer” e a inclusão do Estado no Programa Brasil Mais Seguro, entre outras ações.
Na oportunidade o Secretário convidou Lavi para conhecer de perto como vai funcionar o Programa “Crack é Possível Vencer” e o micro-ônibus que servirá como uma unidade móvel que integrará ações de segurança e saúde, para o atendimento a usuários e repressão ao tráfico de drogas.
Participaram também da reunião o Secretário de Estado da Defesa Social SEDS, Nilomar Farias, Secretário Executivo da SSP, Deusiano Pereira de Amorim, Delegado Chefe da Policia Civil Bonfim Santana Pinto, Diretora do Departamento de Policia Técnico Científica Neusine Martins Parente, Diretor do Departamento de Inteligência e Estratégia Roger Knewitz, Diretor do Departamento de Polícia Comunitária Coronel Gadelha e demais autoridades.