Educação

Após suspender transporte escolar urbano em Araguaína, Seduc avalia conceder vale estudantil

Pasta reforçou que o transporte escolar para alunos da zona rural segue normalmente e avalia a concessão de vale-transporte estudantil.

Transporte escolar urbano foi suspenso para alunos da zona urbana de Araguaína.
Foto: Divulgação

Uma mudança repentina no transporte escolar estadual deixou pais e estudantes da zona urbana de Araguaína revoltados. Nesta segunda-feira (03/02), data da volta às aulas, famílias foram surpreendidas com a suspensão do serviço para alunos residentes em áreas urbanas.

 No entanto, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que estuda alternativas, como concessão de vale-transporte estudantil. (Veja nota abaixo)

A suspenção do transporte escolar para alunos da zona urbana foi anunciada via comunicado em grupos de WhatsApp das escolas, baseada no Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), que prioriza o atendimento a estudantes da zona rural.

O texto reforçou que o PNATE, gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), não prevê recursos para o transporte urbano.

“NÃO HAVERÁ TRANSPORTE ESCOLAR até segunda ordem”, destacou o comunicado, orientando os responsáveis a organizarem alternativas para garantir a ida dos estudantes às escolas.

Impacto nas salas de aula
 

A medida refletiu diretamente na frequência dos alunos. Professores relataram salas “praticamente vazias”, especialmente em escolas de bairros distantes do centro, onde boa parte dos estudantes depende do transporte escolar.

Moradora do Setor Costa Esmeralda e mãe de três adolescentes que estudam na Vila Couto Magalhães, Ludmila Macedo desabafou. “É uma situação muito triste. Não tenho condições de pagar o coletivo todos os dias, e fica tudo muito complicado”.

Outros moradores do bairro já cogitam protestos públicos para pressionar o governo. Inclusive, uma petição pública foi aberta para colher assinaturas e cobrar uma posição das autoridades. Veja aqui

O que diz a Seduc

Em nota enviada à imprensa no final da tarde desta segunda-feira (3), a Seduc afirmou estar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Araguaína e com a agência reguladora de transporte local para buscar alternativas.  

Entre as possibilidades está a concessão de vale-transporte estudantil, que permitiria o uso do transporte coletivo urbano. A pasta reiterou que o atendimento à zona rural segue normalmente.

Íntegra da nota

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que o transporte escolar da rede estadual é prioritariamente destinado aos estudantes residentes na zona rural.

A Seduc ressalta que está em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Araguaína e com a agência reguladora de transporte da cidade para viabilizar o reestabelecimento do transporte para os estudantes da zona urbana. Como possível solução, está sendo considerada a concessão do vale-transporte estudantil para o uso do serviço de transporte coletivo urbano da cidade de Araguaína.