Deputados Federais que declararam apoio a reeleição de Rodrigo Maia (DEM).

A dois dias da eleição, Rodrigo Maia (PP-RJ) continua conquistando apoio para se reeleger presidente da Câmara Federal.  No Estado do Tocantins, por exemplo, ele já tem o apoio de seis dos oitos deputados federais eleitos em 2018.  Apenas Dulce Miranda (MDB) e Célio Moura (PT) são as exceções.

No cenário Nacional, Maia conquistou vitória importante com a desistência nesta quarta-feira (30) do líder do PP, Arthur Lira.  Para enfrentar Maia, Lira  tentava construir uma aliança com o PT, o MDB, o PDT, o PCdoB e o PTB.

Com a retirada da candidatura de Lira, os partidos que apoiavam sua candidatura tendem a somar força na recondução de Rodrigo Maia à presidência da Câmara Federal. Destes, apenas o PT não deve apoiar Maia, já que vai somar-se ao bloco do PSB, o Psol e o Novo para fortalecer a candidatura de Marcelo Freixo (Psol-RJ).

Do partido do presidente Bolsonaro, o deputado federal recém-eleito, General Peternelli (PSL-SP) anunciou que vai entrar na corrida presidencial. Entretanto,  o PSL tinha fechado com  Rodrigo Maia.  A bancada federal do Tocantins também se reuniu com o presidente da Câmara e seis deputados vão apoiar o projeto.

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) e apenas a deputada Dulce Miranda (MDB) e o petista Célio Moura não participaram. Já os os outros seis deputados vão apoiar Maia: Dorinha Seabra (DEM), Vicentinho Júnior  (PR), Osires Damaso (PSC), Tiago Dimas (SD), Eli Borges (SD) e Carlos Gaguim (DEM).

A eleição da Mesa Diretora está marcada para esta sexta-feira (1º), logo após a posse dos novos parlamentares. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa da maioria absoluta entre os presentes na sessão, o que corresponde a 257 deputados.