O retorno será em sistema de rodízio, com metade das turmas em sala de aula a cada semana.
Foto: Marcos Sandes

A rede municipal de educação de Araguaína, no norte do Tocantins, retoma as aulas presenciais nesta terça-feira (3). O retorno será em sistema de rodízio, com metade das turmas em sala de aula a cada semana. O uso de máscara de proteção e álcool em gel será obrigatório e haverá medição da temperatura dos alunos na entrada.

A Prefeitura de Araguaína já tinha anunciado a retomada anteriormente em agosto e em setembro, mas acabou adiando por causa da quantidade de moradores infectados com o novo coronavírus. A retomada desta terça deve seguir os protocolos estabelecidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação.

O secretário da Educação de Araguaína, José da Guia, informou que um levantamento da prefeitura concluiu que 70% dos estudantes não moram com pessoas do grupo de risco e que isso foi levado em consideração no momento de decidir a retomada.

Dentro das salas de aula os alunos terão que respeitar o distanciamento que estará sinalizado no chão. Também há distância mínima nas entradas dos banheiros e no bebedouro. Estudantes e profissionais com sintomas gripais devem ser mandados para casa.

Desde o dia 17 de junho os estudantes estão recebendo atividades impressas os pela internet. O serviço vai continuar e contará como horas de aula para os estudantes que passarem a semana em casa.

Atualmente a rede municipal de Araguaína tem mais de 28 mil alunos matriculados, sendo que são cerca de 500 na zona rural. No total, são 66 escolas.