Em visita a capital nesta segunda-feira, 19, o ministro da Educação, Henrique Paim, foi recebido pelo governador do Estado, Sandoval Cardoso, no Palácio Araguaia. A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, participou da solenidade para assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Universitário de Palmas. O ministro ressaltou a importância da parceria entre as áreas da educação e saúde e destacou o Tocantins como referência na educação em tempo integral.

De acordo com o ministro, durante entrevista, o número de matrículas no sistema de educação em tempo integral cresceu 140% de 2010 a 2013 em todo o país. E o Tocantins é destaque, com o maior índice de alunos matriculados nesta modalidade de ensino. “Sem dúvida alguma o Estado do Tocantins foi o que mais cresceu neste quesito, justamente porque tem uma parceria do governo federal com Estado e Municípios para ampliação dos recursos para educação de tempo integral; e que possamos avançar cada vez mais”, afirmou Paim, frisando que o Tocantins é referência na educação em tempo integral.

De acordo com o Censo Escolar 2013, divulgado este ano, o Tocantins tem 26% dos alunos matriculados do ensino fundamental atendidos em regime integral. O índice é maior que a média nacional, de 10,91%. Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, os bons resultados refletem a política do governo do Estado de fomentar a formação completa dos estudantes da rede estadual. “O ensino em tempo integral oferece ao aluno não apenas a formação acadêmica tradicional, mas também a oportunidade dos estudantes aprenderem sobre artes, música, esporte, cultura. É uma formação completa, para a vida toda”, ressaltou.

 Investimentos

Ao todo, são 50 unidades da rede estadual funcionando em tempo integral. Além delas, mais de 300 escolas oferecem as ações do programa Mais Educação. Atualmente, sete grandes escolas de tempo integral estão sendo construídas no Estado com investimento de R$ 71 milhões.

Para o governador Sandoval Cardoso, o Tocantins acredita que o sistema é eficiente e a meta é ampliar o atendimento aos estudantes de toda a rede pública. “Temos projetos grandes para a educação de tempo integral, com construção de escolas para 1,5 mil alunos cada, reforçando assim o compromisso do governo com a educação”, afirmou.

 Saúde e Educação

Com o governador Sandoval Cardoso e outras autoridades, a secretária da Educação acompanhou o ministro em sua agenda oficial em Palmas nesta segunda-feira. No Palácio Araguaia, ao falar sobre o hospital universitário, Paim ressaltou a importância da parceria para ações que aliam educação e saúde.

Os índices do Tocantins refletem a prioridade do governo do Estado com as duas áreas. Além de ser o Estado do Brasil com o maior índice de estudantes do ensino fundamental matriculados em escolas de tempo integral, o Tocantins é o segundo da Federação que mais investe recursos próprios em saúde.