Orlando dos Reis Silva, mais conhecido por

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) indeferiu o pedido inicial para registro de utilização do nome "Orlando Cannabis" para candidato a deputado federal pelo PTC nas eleições 2018, no estado.  A informação foi divulgada pelo próprio candidato, no blog pessoal de mesmo nome.  Um novo recurso será julgado no próximo dia 5 de setembro pela Justiça Eleitoral.

Segundo divulgado em seu blog, o nome desejado por Orlando dos Reis Silva, mais conhecido por "Orlando Cannabis" criou uma discussão ideológica no pleno do TRE.  Diz que o Juiz Relator do processo, Marcos Villas Boas, argumentou que a apesar de fazer parte da democracia a liberdade de expressão o candidato não comprovou que utiliza nomenclatura como apelido e que é conhecido pela sociedade através desse nome.

Para o desembargador o nome "cannabis" é para "estandardizar" colocando a planta Cannabis que tem efeito alucinógenos a frente do discurso político.  Mas o candidato rebateu os argumentos de Villas Boas e defendeu o nome "Orlando Cannabis" para sair na urna eletrônica, ao lado de sua foto, no próximo dia 7 de outubro

--É fato que no discurso de Orlando Cannabis é pautado no uso Medicinal do Extrato da planta, através da legalização do uso de produtos como o Canabidiol que comprovadamente atua em várias doenças como Epilepsia, paralisia cerebral, dores crônicas entre outras. Defendeu Cannabis.

De acordo com o candidato, o composto canabidiol está presente na maconha, mas não causa alterações do estado mental e nem dependência. "É indicado para pacientes com mais de dois anos portadores das síndromes epiléticas Lennox-Gastaut e Dravet. A primeira manifesta seus primeiros sinais a partir dos três anos. A segunda é uma condição rara que provoca sintomas em geral desde o primeiro ano de vida." Explicou.

O blog de Cannabis cita que, de acordo com o Juiz Waldemar Cláudio, o candidato teria o direito de usar o nome científico da planta defendendo a liberdade de expressão. Diz ainda, que segundo o magistrado o uso do nome é um direito dele e seu uso não faz apologia ao crime "de incentivar o uso da maconha como produto alucinógeno". Argumentou ainda ser preciso distinguir a ideia".

Perfil

Segundo o perfil do candidato no site do TSE, Orlando dos Reis Silva tem 36 anos e é natural de Santana do Araguaia (PA). Ele não declarou sua profissão nem prestou declaração de bens.

Já concorreu ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2014 e tentou uma vaga na Câmara de Palmas em 2016.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/47030/veja-os-10-nomes-de-candidatos-mais-diferentoes-que-vao-as-urnas-no-tocantins/