Política

TRE-TO divulga dados sobre eleitores, candidaturas e preparação para o dia da votação

Até o momento, o tribunal indeferiu 11 candidaturas e prazo de análise vai até o dia 12 de setembro.

Coletiva de imprensa ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral em Palmas.
Foto: Aurora Fernandes/TV Anhanguera

Faltando apenas um mês para escolha dos representantes públicos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou dados sobre as Eleições Gerais, que será no dia 2 de outubro. Até o momento, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de 11 candidatos. Esse número pode aumentar, já que o prazo para análise termina no dia 12 de setembro.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (2) divulgou dados gerais sobre os candidatos, perfil do eleitorado e como vai ser a dinâmica para o dia Eleições 2022. Até este momento, o estado tem 490 candidatos. São 160 para deputado federal; 310 para deputado estadual; 12 para senador e 8 para governador. Este número é número é 48% maior do que nas eleições de 2018.

Dos 1.094.003 eleitores, 556.547 são mulheres (51%) e 537.456 são homens (49%). Quase 25 mil são adolescentes de 16 a 17 anos, que não são obrigados a votar, mas estão com o título em mãos.

Além disso, 5.793 são indígenas, 10.803 possuem alguma deficiência registrada e 154 vão escolher seus representantes usando o nome social.

Segurança

A segurança do sistema de votação brasileiro e do uso das urnas eletrônicas foi um dos pontos destacados pelo TRE durante a coletiva.

É o melhor sistema do universo, que são as nossas urnas eletrônicas. É um procedimento que começou em 1996 e tem dado consistência até nos dias atuais. Então o TSE tem trabalhado nesse aspecto de atualizar nosso sistema e buscar evitar qualquer irregularidade e dar vazão a eventuais fake news”, explicou o desembargador Eurípedes Lamounier.

No dia da eleição que será em 2 de outubro, 15.828 mesários vão trabalhar no processo, além de mais de três mil pessoas das forças de segurança também devem garantir que a votação ocorra de forma tranquila para os mais de um milhão de eleitores no Tocantins, inclusive na hora da apuração.

Combate às informações falsas

No combate às informações falsas, ou fake news, que a Justiça Eleitoral tem canais de checagem, em que o eleitor pode verificar se determinada informação que recebeu de candidatos ou do processo são verdadeiras ou sem procedência.

A Central de Atendimento Virtual do Eleitor (Cave) é disponibilizado pelo TRE via WhatsApp, através do 0800 6486 800. Também é possível verificar as informações pela página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fato ou Boato.

Também está disponível o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, pelo site do TRE e os eleitores também podem baixar o aplicativo Pardal. Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Regional Eleitoral ou Ouvidoria da Mulher.