Moradores denunciam precariedade da TO-226, que liga Nova Olinda a Palmeirante.

A TO-226 está praticamente intransitável no trecho que liga as cidades de Nova Olinda e Palmeirante. Moradores do assentamento Água Branca, proprietários de chácaras e motoristas afirmaram que a rodovia ficou pior após a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) executar um serviço paliativo antes do período chuvoso.

Um morador do assentamento, que fica em Nova Olinda, fez um vídeo [no final da matéria] criticando o descaso com a rodovia. "Por causa da chuva, todo ano a estrada fica alagada, mas dessa vez está muito pior. As equipes vieram aqui e fizeram mais buracos ao invés de reparos, acabaram com o resto da estrada. Veio a chuva e esse foi o resultado", disse Santana Francisco.

Em alguns trechos os veículos ficam atolados e danificados, gerando prejuízos. O morador contou que os alunos do assentamento Água Branca já chegaram a ficar sem aula uma vez porque o ônibus que leva os professores à escola não conseguiu atravessar o lamaçal.

"Esse trecho não é o pior, tem outros intransitáveis. Os buracos da TO-226 são enormes. A gente passa de pé e a água bate na coxa quando chove", afirmou

Outro Lado

A Secretaria de Infraestrutura do Estado informou a reportagem que vai enviar uma equipe da Ageto ao trecho para avaliação e recuperação dos pontos mais críticos até que melhorem as condições climáticas.

A recuperação da via, segundo a secretaria, deve ocorrer somente após o período chuvoso.