A Operação Hórus tem intensificado o combate às fraudes veiculares.
Foto: BPMRED

Na sexta-feira, 26 de março, Policiais Militares recuperaram 3 semirreboques com sinais de adulteração oriundos de furto/roubo durante a Operação Hórus no posto fiscal de Talismã.  

Durante patrulhamento na BR-153, altura do KM 800, uma equipe de patrulheiros do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), realizava fiscalização de veículos pesados, quando deu ordem de parada a um conjunto de veículos de carga formado por um caminhão trator Iveco que tracionava um semirreboque.

Após verificarem a documentação pessoal do condutor, os militares passaram para inspeção dos veículos. Durante a averiguação, os militares notaram sinais de modificação da identificação do semirreboque.

Questionado sobre a possível fraude, o motorista afirmou trabalhar com o veículo há aproximadamente 3 anos, alegando ser somente funcionário da empresa proprietária do conjunto. Informou também aos policiais que estava transportando tíner, tendo saído de Criciúma/SC e possuía como destino a cidade de Belém/PA.

Enquanto um policial lavrava o extrato do atendimento, a equipe deu voz de parada a outro conjunto de veículos de carga, desta vez composto por um caminhão trator Scania tracionando dois semirreboques com placas do município de Linhares/ES.

Este conjunto havia sido recentemente utilizado para transporte de grãos de Uruaçu/GO para o porto da ferrovia norte-sul em Porto Nacional, e no momento da abordagem encontrava-se descarregado.

Aplicando as mesmas técnicas de identificação veicular, os patrulheiros constataram mais uma fraude. Feitas as checagens nos dois semirreboques, os militares questionaram o motorista sobre as adulterações e o mesmo negou saber da situação ilegal dos veículos.  Afirmou apenas ser funcionário da empresa proprietária do conjunto e que começou a trabalhar com os veículos há apenas 30 dias.

Diante das duas situações de flagrante, os envolvidos e os veículos foram levados para a central de Alvorada onde foram lavrados os procedimentos cabíveis. 

Nessas duas abordagens, o prejuízo para o crime foi de R$ 250.000,00. O BPMRED tem intensificado a fiscalização nas rodovias e divisas estaduais com o intuito de combater as fraudes veiculares e garantir a segurança dos tocantinenses.

Os veículos apresentaram sinais de adulteração. Foto: BPMRED