Entre os dias 18 e 23 de maio, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da UFT através da Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, vinculada a Rede de Formação Inicial e Continuada SEB-SECADI/UFT/FAPTO e a Diretoria de Tecnologias Educacionais/DTE, realizam a Conferência "Reflexões sobre "raça", gênero, sexualidade e projetos libertários numa perspectiva queer" ministrada pela Profª. PhD. Tanya Saunders (Ohio State University) nos campi de Palmas, Miracema e Porto Nacional.

A organização deste evento é coordenada pela Profª; Drª Bruna Irineu (Serviço Social/Miracema), Prof. Dr. Rubenilson Araújo (Letras/Porto Nacional) e Prof. Dr. Damião Rocha (Pedagogia/Palmas). As inscrições são gratuitas e no local.

O evento está sendo realizado em referência ao dia 17 de maio, dia internacional de combate a homofobia.

Segundo a professora Bruna Irineu, "Queer" é uma área de estudos com proposta de ressignificação do insulto, derivada do feminismo e que tem o objetivo nas interseccionalidades. "Contribui muito para o debate da transexualidade, transgeneridades e travestilidades. Trouxe para o feminismo a importância de pensar o que é ser mulher para além do órgão genital", explicou.