A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (23) as notas da avaliação no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está entre uma das 448 instituições que receberam nota 4 no índice.

O IGC é uma média ponderada da avaliação da graduação por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). A escala vai de 1 a 5. Nela, 4 e 5 são notas satisfatórias, 3 é regular, sendo 1 e 2 avaliações consideradas insatisfatórias.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, esta nota se deve à formação de qualidade que a universidade vem oferecendo ao estado do Tocantins e Região Norte, no ensino, pesquisa e extensão. "Isto mostra que estamos no caminho certo, pois é reflexo da nossa formação na graduação e pós-graduação, e trabalhamos para nos próximos anos alcançarmos a nota 5, e isso nos deixa muito felizes", destaca.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), das instituições de ensino superior avaliadas, somente 2,2% obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019. Os índices determinam parâmetros para o MEC definir, por exemplo, a participação das instituições de ensino superior em programas do governo.

Para compor a média desta edição, foram consideradas 2.070 instituições de ensino superior; o CPC (notas de cursos) de 2017, 2018 e 2019 de 24.145 cursos; e 4.679 programas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).