A reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, acompanhada da vice-reitora Suely Quixabeira e dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Ribeiro, e de Extensão, Simone Brito, visitou a Universidade Federal do Tocantins (UFT) na manhã desta terça-feira, 13. Na pauta, a busca pela aproximação entre as universidades para desenvolver projetos futuros que contemplem acadêmicos das duas instituições, que serão vizinhas em breve.
Recebida pela vice-reitora da UFT, Isabel Auler, a reitora Elizângela Glória Cardoso afirmou que o câmpus Palmas da Unitins deve ser inaugurado ainda em 2015 e que no início do próximo ano, os acadêmicos já devem receber aulas no prédio novo. Com isso, a reitora declarou que a equipe busca firmar parcerias com a UFT para que em um futuro próximo, projetos benéficos para ambas as instituições possam ser firmados.
A vice-reitora da UFT apontou caminhos para a formalização de alguns projetos e afirmou que as portas da instituição federal estão abertas para a universidade do Estado do Tocantins. Pró-reitores da UFT presentes na reunião também sinalizaram possibilidades para parcerias.
Foram introduzidos assuntos como a utilização dos espaços de ambos para atender duas comunidades acadêmicas, acesso a biblioteca, restaurante universitário, parcerias para cursos de pós-graduação, incentivo ao esporte e outras iniciativas voltadas para o público estudantil.
A reitora Elizângela Glória Cardoso avaliou a reunião como positiva. Para ela, o sentimento é de que a UFT está de portas abertas para a Unitins e o encontro já sinaliza o início de grandes parcerias.