Deputada Valderez ao lado do Governador Wanderlei Barbosa
Foto: Ulisses Holanda

Na manhã desta segunda-feira (16), a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) participou do lançamento do projeto Foco no Fogo 2022, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na ala norte do Palácio Araguaia.

Durante o evento, o Governador Wanderlei Barbosa assinou o Termo de Cooperação Técnica para conjugação mútua de esforços na execução do projeto Foco no Fogo 2022, entre o Governo do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e outras 32 instituições parceiras que compõem o Comitê do Fogo.

Segundo o Governo do Estado, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população, nas propriedades rurais do Tocantins.

Para a deputada, o projeto Foco no Fogo é mais uma ação de educação ambiental assertiva desenvolvida pelo Governo do Estado e instituições parceiras com o objetivo de preservar o meio ambiente. “Esse projeto, em especial, está atuando de forma mais efetiva já que vai de encontro até as propriedades identificadas nas regiões responsáveis pela maior queima dos últimos três anos. Esse é um trabalho que requer muito esforço por parte das equipes e merece nosso reconhecimento e apoio”, declarou Valderez.

Cronograma das ações

Nesta primeira semana, as equipes do Foco no Fogo vão percorrer as propriedades localizadas na zona rural de Palmas, no dia 16, Monte do Carmo, no dia 17, Brejinho de Nazaré, no dia 18, Paraíso do Tocantins, no dia 19, e Porto Nacional no dia 20.

Termo de cooperação

Na ocasião, foi realizada a assinatura de Termo de Cooperação Técnica para conjugação mútua de esforços na execução do projeto Foco no Fogo 2022, entre a Semarh, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A. (Energisa) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Projeto

O projeto Foco no Fogo nasceu em 2020, trazendo uma nova roupagem para uma ação que já era realizada no estado chamada de Dia D de combate às queimadas. Realizado pela Semarh, com adesão fundamental das 32 instituições que compõem o Comitê do Fogo, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população.

Com envolvimento de todos os parceiros, a ação de educação ambiental traz impacto ao percorrer os municípios que registraram maiores focos de queimadas no ano anterior levando informações e orientações aos moradores, especialmente da zona rural. Em 2021, o projeto já alcançou 12 mil pessoas nos 33 municípios visitados.

Presenças

Participaram do lançamento, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; a desembargadora Ângela Prudente; o Procurador de Justiça, Dr. José Maria da Silva Júnior; a Secretária Estadual da SEMARH, Miyuki Hyashida; o Secretário de Governo Jairo Mariano, o presidente do Naturatins, Renato Jaime; o presidente da FAET/SENAR, Paulo Carneiro; o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, o Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Farias; o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Paulino Queiroz e outras autoridades.