AF Notícias

Será encaminhado para as Comissões da Câmara Municipal de Araguaína (TO) na próxima segunda-feira (10) um Projeto de Lei Ordinária instituindo o “Dia do DJ” no âmbito municipal. O PL nº 009/2014 é de autoria do vereador Cosmo Jamaika (PP). O parlamentar está em seu primeiro mandato e foi eleito com 1.759 votos. 

Jamaica é um artista bastante popular em Araguaína principalmente pela sua forma irreverente de ser e músicas com letras descontraídas que retratam o dia a dia, como o “Melô do Cobrador” e “Esse é o cara”. O vereador-artista é muito admirado por crianças e sempre anima as matinês dos carnavais da cidade.

Cosmo Jamaica é também autor do Projeto de Lei nº 003/014 que dispõe sobre a exibição de vídeos de segurança em casas de espetáculos, cinemas, teatros e danceterias de Araguaína. A intenção é prevenir tragédias como a da Boate Kiss em Santa Maria (RS).

Internacional mente o Dia do DJ é comemorado na data de 9 de março. Alguns municípios e Estados já possuem lei instituindo a data comemorativa.

A data foi instituída pela Unesco em 2002 e desde então a ideia era fazer com que DJs de todo o mundo doassem parte dos seus cachês arrecadados neste dia (ou semana) para instituições de caridade.

Como surgiu o DJ

O termo Dee Jay surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, dando nome aos profissionais do rádio que selecionavam as músicas que seriam tocadas. Nos anos 70, eles saíram das rádios e foram para as pistas das discotecas. Nessa época já se utilizada da técnica oriunda do dub, vertente do reggae, herdada dos imigrantes jamaicanos, que cortavam manualmente o trecho da música no rolo de fita dat e colavam fazendo assim suas versões musicais que até hoje chamamos de samplear e remixar.