AF Notícias
Com R$ 12 milhões já empenhados na Caixa Econômica Federal para construção da Via Lago e Orla, às margens do Lago Azul em Araguaína (TO), o vereador Luzimar Coelho (PRTB), autor da proposta, se mostrou muito satisfeito e parabenizou todos os que acreditaram e se empenharam no projeto.
O PL de nº 025, que autoriza a construção da Orla, foi protocolado na Câmara Municipal no dia 15 de março de 2013, momento em que o vereador começou sua luta em busca de recursos. Posteriormente, Luzimar Coelho esteve pessoalmente em Brasília (DF), juntamente com o prefeito Ronaldo Dimas, para apresentar o projeto ao deputado federal César Halum e ao ex-senador João Ribeiro. “Todo projeto precisa de um planejamento. Primeiramente tivemos a ideia, formalizamos, saímos em defesa da proposta e também em busca de apoio para colocá-la em prática. Com a liberação desses recursos, já se aproxima o momento de colhermos os frutos”, destacou Luzimar Coelho.
Para o vereador, a construção da Orla e da Via Lago será um marco na história de Araguaína, pois irá democratizar o acesso da população ao mais belo ponto turístico da cidade. “O nosso objetivo é fazer com que toda a população tenha acesso ao lago. Será um espaço público de lazer e diversão”, afirmou.
Luzimar também aproveitou para agradecer o empenho dos representantes de Araguaína no Congresso Nacional. “Não poderia deixar de agradecer ao saudoso senador Joao Ribeiro e ao deputado César Halum que acreditaram no projeto e não mediram esforços para conseguir os recursos. O prefeito Ronaldo Dimas também abraçou esta causa juntamente conosco”, agradeceu.
Via Lago
A Via Lago terá 1,56 Km de extensão, começando no fim da Marginal Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Sul, Cidade Nova e Nova Morada. A Via Lago terá três pistas, sendo uma para tráfego de veículos, e as outras para ciclovia e calçamento para pedestres. No final da avenida será construída ainda uma ponte estaiada.
Dentro do projeto, também está previsto uma ilha próxima à Via Lago, onde haverá restaurante e o acesso será por meio de barcos, com decks de embarque e desembarque.
A proposta do vereador Luzimar Coelho prevê que a Orla contará com quiosques, acompanhados de iluminação pública, palmeiras ornamentais, postos salva-vidas, aparelhos de ginástica ao ar livre e ciclovias, “para compor um cenário digno de cartão postal”.