
O vereador Ygor Cortez (PV) solicitou, nesta quarta-feira (27), à Secretaria de Estadual de Saúde (SES), o retorno da oferta do teste de pezinho em Araguaína. O serviço está suspenso por causa do encerramento do contrato entre a APAE e o Governo do Estado.
Diante disso, parlamentar esteve na Secretaria Estadual de Suade (SES) em Palmas nesta quarta e conversou com o Secretário Executivo da Pasta, Quesede Ayres Henrique Campos. Expôs a importância e a necessidade da oferta do exame, também cobrou uma solução urgente.
A APAE é a única instituição credenciada pelo SUS para realizar o exame de triagem neonatal (conhecido o teste do pezinho) em Araguaína. Com o fim do contrato com o Estado, em 17 de agosto 2020, o serviço está suspenso desde então na cidade.
Ygor destacou que o serviço precisa ser retomado com urgência e o secretário executivo da saúde garantiu uma solução muito breve.
—O teste do pezinho é extremamente importante. (...) Não podemos ficar sem esse teste grátis. Quando eu soube da situação já procurei a Secretaria. Fui muito bem recebido pelo Secretário Executivo. E ele tranquilizou e já garantiu o reestabelecimento num prazo muito curto. Detalhou Ygor.
O exame
O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992. É feito nos primeiros dias após o nascimento da criança e ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. A reportagem solicitou um posicionamento da SES e aguarda retorno.