
A Câmara Municipal de Araguaína aprovou nesta segunda-feira (6), a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para analisar os termos do contrato entre a BRK Ambiental e a prefeitura. Com isso, ressuscita a investigação de 2019, na época, apontada por Ronaldo Dimas como eleitoreira e para os vereadores serem “bem vistos” pela população.
A instauração da CEI foi aprovada por unanimidade e a Comissão tem como objetivo revisar os termos da concessão do serviço de água e esgoto da cidade. Os vereadores argumentam que isso se faz necessário para garantir que a concessionária cumpra a obrigações contratuais e ofereça serviço de qualidade.
De acordo com os vereadores, a BRK Ambiental tem sido alvo de inúmeras reclamações por parte dos moradores, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de água e tratamento de esgoto, além das altas tarifas.
“Vamos analisar todos os documentos e contratos, ouvir os representantes da empresa, os moradores e a prefeitura, para que possamos tomar as medidas necessárias para garantir que a cidade tenha um serviço de água e esgoto de qualidade”, explicou o presidente da Câmara, Marcos Duarte.
O contrato a ser analisado pela Câmara foi celebrado em 2013, na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas. Na época, a Parceria Público Privada (PPP) previa o investimento da então concessionária Foz/Saneatins, na ordem de R$ 114 milhões em saneamento em Araguaína.
No ano de 2019 a Câmara aprovou a instauração da CEI da BRK e o prefeito Ronaldo Dimas teceu duras críticas aos vereadores na época. Ao AN, Dimas considerou que os vereadores queriam “ser bem vistos” pela população.
Ronaldo pontuou na época a importância do projeto de universalização do saneamento básico em Araguaína. Argumentou que em 2015 apenas 13% da população de Araguaína era atendida pelo serviço e que o índice seria de 50% em 2022.
Outro lado
A reportagem também procurou a BRK, e em nota, a concessionária informou que “ainda não foi notificada, mas está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e ressalta seu compromisso na prestação dos serviços de água e esgoto no município de Araguaína.”