Educação

Vestibular unificado do IFTO oferta 2,4 mil vagas para cursos técnicos e superior

Os cursos são gratuitos, na modalidade presencial, para nível técnico e superior

Vestibular do IFTO oferta 2,4 mil vagas.
Foto: Divulgação/IFTO

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) publicou o edital do Vestibular Unificado 2022/1, com a oferta de 2.479 vagas. São 1.780 vagas para cursos técnicos e 699 vagas para cursos de graduação, na modalidade presencial. Os cursos são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidades. 

As vagas serão ofertadas em três modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas e reserva de vagas. As vagas estão distribuídas em cursos das unidades de: Araguatins, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. 

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no período de 7 a 21 de outubro, exclusivamente, por meio do site https://seja.ifto.edu.br/20221/. O requerimento de inscrição, de caráter obrigatório, deverá ser corretamente preenchido no site https://seja.ifto.edu.br/20221/.

É obrigatório o preenchimento de todas as informações solicitadas no formulário de inscrição e o envio do comprovante de notas (histórico escolar, boletins ou declaração da instituição de ensino na qual estuda. Todos os candidatos inscritos deverão anexar, através de arquivo único em PDF, no ato da inscrição, seu histórico escolar ou declaração da escola na qual estuda contendo os itens descritos no item 8.4 do edital. 

Os valores de inscrição serão de:

a) R$ 20,00 para os cursos de graduação; e

b) R$ 15,00 para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser feita no período de 7 a 17 de outubro, conforme dispõe o item 9 do edital. 

Seleção

Os candidatos inscritos para os cursos técnicos serão selecionados através da análise de notas e, os candidatos inscritos para os cursos de graduação serão selecionados através da análise de notas e prova de redação, conforme disposto no item 12 do edital.