Política

Vice-governador participa na Acipa do lançamento da campanha "Unidos pela Vacina" no TO

Ideia é apoiar o Sistema Único de Saúde usando a influência dos empresários

Vice-governador, Wanderlei Barbosa.
Foto: Nilson Chaves

O Vice-Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta sexta-feira, 26, por videoconferência, do lançamento da campanha Unidos pela Vacina no Tocantins, a convite do presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira.

O projeto, idealizado e criado pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, visa à criação do movimento empresarial para facilitar a distribuição do imunizante contra a Covid-19, para todos os brasileiros até setembro deste ano.

A ideia é apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS), usando a influência dos empresários envolvidos no projeto para resolver problemas como a falta de insumos para produção de vacinas, seringas e agulhas ou dificuldade de transporte dos imunizantes.

Além dos empresários, que conta com nomes como o CEO da Suzano, Walter Schalka; e o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, a ação também une forças com o grupo Mulheres do Brasil, que tem mais de 75 mil participantes e de entidades como o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com o presidente da Acipa, Joseph Madeira, um contato com a empresária Luiza Trajano selou a parceria. “Conversamos por telefone e coloquei a Associação à disposição para contribuir e somar forças para a realização do projeto”, pontuou.

O vice-governador afirmou que toda contribuição é bem-vinda, que o Governo do Tocantins tem feito sua parte. “O Estado tem feito sua parte, não medimos esforços para sairmos o mais breve possível dessa pandemia, mas como todo processo, existem os trâmites. A ajuda dos empresários, da sociedade civil é bem-vinda, porque acima de proteger a economia dos efeitos da pandemia, são vidas que estão sendo perdidas”, pontuou Wanderlei Barbosa.

O movimento ainda vai investir em uma campanha publicitária que será veiculada em todo o país, pela televisão. A ideia é diminuir a resistência à vacina e, depois, mostrar como tomar o imunizante.

A Acipa instalou uma Comissão especial para cuidar da campanha no Estado. Além do presidente da entidade, participam da comissão, o vice-presidente Artur Seixas (Ortomaq), o diretor Juliano Meurer (Acomac e JLMeurer) e o diretor Ivan Inácio (Ferpam).

Participaram da reunião, os presidentes das Associações Comerciais e Industriais de Palmas, Joseph Madeira; de Araguaína, Helida Dantas; de Gurupi, Jair Sakai; e de Dianópolis, Normandes Ferreira Carvalho.