De acordo com a Funamc, Araguaína tem 500 feirantes cadastrados que trabalham em feiras tradicionais.
Foto: Francisco de Assis

Feirante desde criança, profissão que herdou do pai, o vendedor de cereais Júnior Bringel, 40 anos, apoia a continuação do projeto de revitalização das feiras livres de Araguaína anunciado pelo candidato a prefeito Wagner Rodrigues (Solidariedade), da coligação A Transformação Continua. Em visita ao Mercado Municipal neste sábado, 10, Wagner citou que os espaços de venda serão definidos por categoria de produtos.

"Será uma cor de barraca para venda de carne, outra para cereais, por exemplo, e os espaços também serão definidos por tipos de alimento. É uma solicitação dos feirantes, para terem um ambiente mais organizado e padronizado, e esse trabalho iniciou na gestão do Dimas, com o cadastro de todos os feirantes e oferta de cursos", explicou o candidato.

O feirante Júnior Bringel afirmou que o projeto dará nova cara para o lugar. "Onde há organização, as pessoas se sentem melhor e atrai mais gente. Eu acredito no projeto do Wagner, pois quero que a gestão de Ronaldo Dimas continue", declarou o vendedor.

No prédio do Mercado Municipal, Wagner pretende revitalizar uma parte do local, para dar mais acesso aos produtos e fará um novo ambiente. "Essa parte do prédio ainda é escura e vamos reconstruir esse espaço onde ficam as queijarias para melhorar o acesso das pessoas e dar mais visibilidade", destacou.

Feiras

De acordo com a Fundação Municipal de Atividade Comunitária (Funamc), Araguaina tem 500 feirantes cadastrados que trabalham em feiras tradicionais.

O município possui três feiras já fixas: a do Mercado Municipal, aos sábados; a do Entroncamento e a do Bairro JK, aos domingos. A maioria dos feirantes fica mais na do Mercado Municipal, no centro da cidade, que começa a ser montada ainda na sexta-feira à tarde, finalizando no sábado.

Nessas feiras são vendidos legumes, verduras, frutas, cereais, farinhas e os mais variados produtos de panelas de ferro a roupas, redes e plantas ornamentais.