Governador reeleito Wanderlei Barbosa e Senadora eita Professora Dorinha
Foto: Divulgação

Wanderlei Barbosa (Republicanos), aos 58 anos, foi reeleito em primeiro turno governador do Tocantins na eleição deste domingo, 2. Com 100% das urnas apuradas, ele conquistou 481.496 votos, ou 58,14% dos votos válidos. Foi a maior votação da história do Tocantins para governador. Já seu  principal adversário, Ronaldo Dimas (PL), ficou em segundo, com 22,50% dos votos (186.361 votos). 

Paulo Mourão (PT) ficou em terceiro lugar, com 88.143 votos (10,64%), seguido de Irajá que angariou 63.048 votos, ou 7,61%. O Candidato Coronel Ricardo registrou com 5.043 votos (0,61%), Karol Chaves fez 2.494 votos (0,30%) e por último, Dr Luciano do Oswaldo Cruz, que registrou 1.232 votos  (0,15%). 

No início do ano, quando não havia definição do candidato do Palácio Araguaia, o pré-candidato Ronaldo Dimas chegou a liderar pesquisas de intenção de voto. Contudo, após renúncia do Governador Mauro Carlesse em março, Wanderlei assumiu o cargo efetivamente.  A candidata da chapa governista, Professora Dorinha (UB), venceu a principal adversária Kátia Abreu (PP) e conquistou a única vaga no Senado. 

Ao assumir o cargo denitivamente,  Wanderlei começou uma série de viagens pelo Estado, lançou obras e deu início a revitalização de rodovias. Também concedeu benefícios a servidores e se consolidou como um nome forte para disputar o governo do Estado.

Neste sentido, o grupo palaciano colocou como vice na chapa o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. E para disputar a única vaga ao Senado, escolheu a deputada federal Dorinha Seabra (UB). 

Ao longo da campanha, Wanderlei foi alvo de duras críticas dos seus adversários Ronaldo Dimas (PL) e Irajá Abreu (PSD). Contudo, manteve uma campanha propositiva, focou em construir alianças e fortalecer seu grupo.  

Já seu principal adversário, Ronaldo Dimas, enfrentou dificuldade para montar um grupo competitivo, precisando dividir a campanha entre propostas e ataques ao Governo de Wanderlei.  

Inclusive, na reta final da campanha e na liderança das pesquisas, Wanderlei foi alvo de uma ofensiva judicial dos adversários. Agora, com mais de três AIJE, o governador já pode pedir música no Fantástico.  Apesar disso, Wanderlei saiu vencedor nas urnas e vai comandar o Palácio Araguaia nos próximos quatro anos.

Perfil

Wanderlei Barbosa Castro tem 58 anos e começou a vida política em Porto Nacional, onde foi eleito vereador. Depois mudou-se  para Palmas, onde foi eleito vereador por vários mandatos até 2010. Também foi deputado estadual por dois mandatos.

Foi eleito vice-governador na chapa de Mauro Carlesse na eleição suplementar de 2018, com a cassação do então governador Marcelo Miranda e da vice Claudia Lélis.  Na época, Carlesse também disputou a eleição para governador tendo Wanderlei como vice. Contudo, após afastamento e renúncia de Carlesse, em março de 2022, Wanderlei assumiu o mandato.