Política

Wanderlei Barbosa garante continuidade dos projetos e descarta "movimentos bruscos"

Governador em exercício garantiu manter o secretariado nomeado por Carlesse e substituirá apenas os dois titulares afastados pelo STJ

Governador em exercício Wanderlei Barbosa
Foto: Divulgação

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa (sem partido), concedeu a primeira coletiva após assumir o cargo, no lugar de Mauro Carlesse (PSL), afastado pelo Tribunal Superior de Justiça (STJ) por de seis meses.  A entrevista ocorreu às 11h00 da manhã desta quinta-feira (21) no Palácio Araguaia, em Palmas.

Ladeado dos secretários, Wanderlei garantiu manter o secretariado nomeado por Carlesse e substituirá apenas os dois titulares afastados pelo STJ. Defendeu a união e assegurou também a continuidade dos projetos em andamento, tranquilizando prefeitos e a população de que o trabalho vai continuar.

Essa instabilidade causada neste momento pelo afastamento do governador, não podemos deixar que ela seja uma dúvida social, temos que tranquilizar. Continuaremos trabalhando e se o governador retornar para sua função, nós continuaremos trabalhando juntos e mantendo nossa obrigação de vice-governador. Pontuou.

Pego de surpresa

Ele também ressaltou que apesar de ser vice, está preparado para substituir Carlesse e não gostaria de chegar ao Governo “dessa forma”.  Também disse que foi pego de surpresa pelo afastamento de Carlesse e da cúpula da Segurança Pública.  Afirmou desconhecer o teor das acusações que pesam contra eles por isso não faria juízo de valor. 

Eu não vejo necessidade de nenhuma auditoria, nem pensei nisso. A gente tem um governo de coesão, respeito mútuo. Nossos secretários têm sido coerentes na prestação de serviço e a onde a Justiça fez a investigação ela vai dar prosseguimento, não somos nós. Temos que fazer um trabalho de fortalecimento no governo, isso nós faremos.

Substituição de secretários

Em relação ao afastamento dos dois secretários— Cristiano Sampaio -Secretário da Segurança Pública (SSP-TO) e Claudinei Quaresemin, Secretário de Parcerias e Investimentos—, Wanderlei disse que ainda não tem novos nomes, mas vai fazer substituição de forma tranquila, sem “movimentos bruscos” no Governo, para não atrapalhar o trabalho em andamento.

O governador em exercício ainda assegurou a continuidade do Programa Tocando em Frente, que vai investir R$ 2,9 bilhões nos 139 municípios do estado. Por fim, pontuou que vai tratar Carlesse de “maneira muito respeitosa” e que ele precisa provar a inocência.

Ao ser questionado sobre a disputa de 2022, ponderou que “tudo tem a hora certa” de se fazer.