O deputado estadual Wanderlei Barbosa (PHS), tomou decisão a respeito do seu destino político a partir desta segunda-feira, 9 de julho. O parlamentar declarou que irá renunciar ao mandato no Legislativo Estadual e tomará posse como vice-governador juntamente com Mauro Carlesse (PHS) que assumirá como governador para o mandato-tampão, assumindo a partir desta segunda-feira.
Wanderlei tinha afirmado anteriormente que sua vontade era de permanecer na Assembleia Legislativa continuando com o trabalho parlamentar, mas, em conversa com aliados e com o governador eleito, Mauro Carlesse, seria o melhor para Tocantins se juntos trabalhassem projetos importantes para o Estado.
No último dia 5 o AN publicou a matéria "Wanderlei desistiu de ser vice de Carlesse para permanecer na AL, segundo bastidores". O texto mencionou que o deputado havia dito a prefeitos que permaneceria no cargo. Entretanto, conforme apurado, a decisão repercutiu negativamente nos bastidores do poder e Wanderlei fez a reavaliação e decidiu renunciar o mandato.
Com a saída de Wanderlei, Stálin Bucar (PR) assumirá a cadeira na Assembleia para o mandato tampão de pouco menos de seis meses.
A posse de Wanderlei Barbosa e do Governador eleito, Mauro Carlesse (PHS), acontece nesta segunda-feira, 9, às 10hs, na Assembleia Legislativa.
Perfil do viceWanderlei Barbosa Castro (PHS) é natural de Porto Nacional (TO), onde se elegeu vereador em 1989. Em 1996 foi eleito vereador na Capital, sendo reeleito em 2010. Foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biênios de 2003-2004 e de 2009- 2010. Foi, também, subprefeito de Taquaruçu na época de sua emancipação. Em 2010 conquista seu primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014. Wanderlei é filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, casado com Blandina Vieira Leite Castro (Anita) e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio C. Leite e Rosa Maria C. Leite.