O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados do mundo atualmente
Foto: Ilustrativa

Existem muitos benefícios do WhatsApp atualmente. Não é à toa que ele é um dos aplicativos mais usados do mundo atualmente, presente em 99% de todos os smartphones ativos no Brasil atualmente.

No entanto, se antes da quarentena ele já era importante, agora depois da pandemia do novo coronavírus ele se tornou absolutamente essencial, tanto para a vida cotidiana, quanto para empresas e empreendedores.

Não acredita? Então siga a leitura para aprender alguns dos principais benefícios do WhatsApp na quarentena!

4 benefícios do WhatsApp na quarentena!

1. Integração na estratégia de marketing para empresas

Uma das principais vantagens do WhatsApp nessa quarentena é a viabilização de muitas empresas e negócios de empreendedores. Para se ter uma ideia, 700 mil empresas fecharam as portas durante a pandemia e muitas outras poderiam ter seguido o mesmo caminho se não fossem as possibilidades de negócio digital.

O Whats App é uma dessas possibilidades pois permite uma ótima integração com a estratégia de marketing digital das empresas. Por isso, ele pode ser usado como ponto de venda digital sem que os negócios precisem atender ao público presencialmente.

Uma maneira de fazer isso é com um gerador de link. Esse link iniciará uma conversa automaticamente no WhatsApp, com uma mensagem pré determinada. Por exemplo “Olá, gostaria de comprar o produto X” ou “Olá, gostaria de um orçamento”.

Em seguida, esse link pode ser adicionado em anúncios digitais, como impulsionamento de posts no Facebook ou Instagram. Por estar no CTA desses anúncios, o usuário é direcionado automaticamente para o WhatsApp (no celular ou na versão Web no PC) para poder entrar em contato com a empresa.

Isso poupa muito tempo e aumenta bastante a conversão de novos clientes neste momento de pandemia, o que é muito útil para as empresas que precisam de novos clientes e não têm muito dinheiro para investir em marketing.

2. Atendimento digital para empresas e empreendimentos

Outro dos benefícios do WhatsApp para empresas é a possibilidade de fazer atendimentos digitais, tanto no pré-venda, quanto no pós-venda para os seus clientes.

Uma das grandes vantagens é que é possível instalar chatbots de atendimento no WhatsApp, o que facilita ainda mais a questão e reduz muito os custos de operação das empresas.

O atendimento via chatbot lida com a maior parte de todas as demandas dos clientes, de modo a garantir que os atendentes humanos lidarão apenas com as questões mais urgentes ou diferentes, permitindo assim mais atenção e disposição para esses casos.

No geral, isso leva a uma melhor relação entre empresa e clientes, mais vendas fechadas e vários outros benefícios para o negócio.

3. Proximidade de amigos e familiares

Não são só empresas e empreendedores que recebem benefícios do WhatsApp nessa pandemia. As pessoas “normais” também podem usufruir de muitas vantagens com o aplicativo nesse momento.

Um dos piores elementos de uma pandemia como esta que vivemos no momento é o fato de estarmos longe dos familiares e amigos. Afinal, a proximidade entre as pessoas pode aumentar o risco de contágio com o novo coronavírus, o que levaria a uma sobrecarga do sistema de saúde, além de risco de morte.

Portanto, é necessário pensar em ferramentas e recursos que permitam uma maior proximidade entre as pessoas mesmo sem poder estar juntos fisicamente. O WhatsApp é uma das ferramentas, pois ajuda as pessoas a conversarem mesmo à distância.

Não só as conversas podem ser feitas por texto, mas também por outras mídias como áudio, figurinhas, videochamadas e fotos. Dessa forma, apesar das pessoas não estarem juntas fisicamente, elas podem se aproximar e passar por esse momento da melhor forma possível.

4. Videochamadas para festas e matar a saudade

Um dos grandes problemas da quarentena é a tristeza das pessoas por causa de festas canceladas. Desde o início da situação, já passamos pelo Dia das Mães e Dia dos Pais, além de dezenas de milhões de aniversários, festas de casamento canceladas e muito mais.

No entanto, o WhatsApp ajuda a realizar esses eventos mesmo que não da maneira ideal. Com a possibilidade de videochamadas, é possível colocar todo mundo em uma sala de conversa em vídeo e poder cantar “Parabéns” ou conversar durante os eventos.

É claro que não é a mesma coisa de celebrar todos juntos, mas esse momento chegará em breve. Enquanto isso, os aplicativos de mensagens e a Internet ajudarão a aproximar as pessoas e a suavizar os impactos da pandemia.

Como deu para ver, existem muitos benefícios do WhatsApp para as pessoas, desde quem tem uma empresa ou trabalha com o departamento comercial de uma, até cidadãos que apenas estão sofrendo com os problemas que a pandemia traz para todos nós.

E você, como tem usado o WhatsApp nessa pandemia? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!