Projeto de acessibilidade do Lions Clube atende a várias entidades de Araguaína.
Foto: Divulgação

O vereador Ygor Cortez (PV) destinou recursos, via emenda impositiva, ao Lions Clube de Araguaína. A propositura foi aprovada por unanimidade na Câmara, durante sessão realizada no último dia 15 de dezembro.

A emenda impositiva destina o valor de R$ 37,8 mil do orçamento do município de 2022, para o Lins Clube de Araguaína. O recurso busca atender a população carente da cidade, que precisa de cadeira de rodas, mas não tem dinheiro para comprar.

Ygor Cortez, vereador de Araguaína

"O Lions Clube é uma organização de clubes de serviço, cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais". Ressaltou o autor da emenda, Ygor Cortez.

Sobre o projeto contemplado

Henrique Teixeira, ex-presidente do Lions de Araguaína, ressaltou a importância da emenda destinada por Ygor para o projeto de acessibilidade da entidade. Também explicou com funciona o banco de cadeiras da entidade que já disponibilizou cerca de 240 unidades a quem precisa.

Nós vamos conseguir aumentar o estoque de cadeiras de rodas. (...) Vai ampliar esse projeto para puder atender mais pessoas. (...) O projeto não é só para cadeiras de rodas. Mas também para andador e colchão casca de ovo”.

Como funciona

Lions Clube faz entrega de cadeira em Araguaína

O projeto de acessibilidade do Lions Clube foi criado no ano de 2017 e desde então já doou à população, aos Hospital Regional de Araguaína (HRA), ao Hemocentro, ao Cantinho do Vôvô e Casa do Idoso.  “São as entidades que mais precisam.”  Disse Henrique, detalhando o funcionamento.

"É um sistema de banco de cadeira por empréstimo. Porém, a gente sabe que muitas das pessoas que recebem essas cadeiras são cadeirantes permanentes. Que acabam utilizando até o fim da utilidade das cadeiras". Pontuou, complementando.

"Acontece também que temos aqueles pacientes acamados (...) que são de uso temporário. Ou seja, quando o paciente receber alta e volta a andar, ele devolve a cadeira e a gente faz um novo contrato de comodato para outra família". Concluiu.

O referido projeto do Lions é permanente e a entidade promove várias campanhas de arrendação por ano, como feijoada e bailes. Também tem a parceria da assistência social do município de Araguaína.