
Além de destinar recursos para o projeto de acessibilidade do Lions Clube, o vereador Ygor Cortez (PV) contemplou, via emendas, outros dois projetos de cunho social: Consultório na Rua e Casamento Comunitário. As solicitações do parlamentar foram aprovadas por unanimidade pela Câmara e os valores estarão reservados no Orçamento do Município do ano de 2022.
Ygor destinou o valor de R$ 77,8 mil para a aquisição de um carro para o programa de atendimento clínico denominado Consultório na Rua. A estratégia, conforme justifica o parlamentar, foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica.
"Visa ampliar o acesso da população em situação de rua, por exemplo, aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral á saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados".
O 'Consultório na Rua' é formado por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente ás necessidades dessa população. “Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceira.” Ressaltou o parlamentar.
Já a outra emenda de Ygor destina a quantia de R$ 50 mil para o projeto que realiza casamentos comunitários em Araguaína. Na quarta edição, realizada em 2019, sendo a última antes da pandemia da Covid, ao menos 15 casais realizaram o sonho de trocar alianças.
A referida cerimônia, totalmente gratuita, foi realizada no Parque Cimba, com direito a mesa de bolo. “É um grande evento tradicional e de grande importância para pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com o custeio e realização de casamento civil.” Pontuou Ygor, ao justificar a destinação do recurso.