A principal meta da Associação Comercial e Industrial de Araguaína para os próximos dois anos é investir em qualificação. E isso será promovido entre os associados por meio de cursos, palestras e oficinas focados em todos os pontos da gestão de empresas. Neste primeiro momento, a associação trabalhará na otimização do atendimento ao cliente. A demanda partiu dos próprios lojistas após uma pesquisa feita pela Aciara para levantar as carências do segmento.

Para o presidente Manoel de Assis, a necessidade de qualificação é constante. “Há casos em que há boa vontade por parte dos colaboradores, mas não há conhecimento técnico. Em outros, há conhecimento, mas não há iniciativa. Precisamos conciliar esses dois lados”, informa Manoel, que ainda ressalta que o objetivo é, também, aproximar ainda mais o associado das ações e planejamentos da entidade.

Foco no cliente

O levantamento também elencou os principais pontos na área de atendimento que precisam ser desenvolvidos entre os estabelecimentos comerciais da cidade. Avaliar o perfil do consumidor, comportamento no ambiente de trabalho, educação corporativa e técnicas de negociação são alguns dos temas mais solicitados. “E é importante ressaltar que os gestores também devem passar por uma reciclagem ao aderir aos cursos”, completa o presidente.

O foco das atividades, segundo Manoel, será no consumidor. Todos os processos que envolvem o relacionamento com o cliente até a consumação da venda serão incluídos nos cursos de qualificação. A Aciara buscará o serviço junto à iniciativa privada e com parcerias da FIETO, Fecomércio e Sebrae.

Tendência de mercado

A iniciativa da Aciara segue uma tendência dos grandes centros consumidores do país, que investem cada vez mais no bom relacionamento entre os próprios colaboradores e entre eles e os clientes. Uma das atividades, denominada “gentileza corporativa”, envolve uma dinâmica de grupo que estimula mais cordialidade entre os funcionários. Desde um elogio a um bom trabalho, auxílio em tarefas e até pequenos presentes como bombons trocados ao longo do dia são vistos com bons olhos pelos gestores das empresas. Segundo especialistas em treinamentos com pessoal, o foco é primeiramente resolver as pendências internas da companhia. A melhora no ambiente de trabalho reflete em aumento de produtividade e no bom atendimento ao consumidor.