Equipe teve bom desempenho e consquistou medalha de ouro na fase estadual
Foto: Arquivo Pessoal

Três alunos do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO), campus de Araguaína, conquistaram medalha de ouro na fase estadual e vão representar o Tocantins na Olimpíada Brasileira de Geografia, promovida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Raul Myron Silva Amorim, Ryan Fernandes Auder Lopes e Paulo Otávio Ibiapino Rodrigues precisam viajar a Campinas (SP) para participar da fase nacional. Contudo, devido cortes no orçamento da educação, eles relatam que o IFTO não tem como auxiliar com o custeio da viagem, hospedagem e alimentação dos alunos e da professora deles.

Para driblar o impedimento financeiro, os alunos criaram uma vaquinha on-line e correm contra o tempo para alcançar o valor até a data limite, no próximo 10 de outubro. A até o momento, a vaquinha conta com R$ 508, mas a meta é chegar a R$ 4 mil.

Ao AN, o aluno Raul explicou que eles passaram por três fases on-line, com realização de provas e trabalhos durante o mês de agosto. Raul contou que ele e sua equipe sempre participa de olimpíadas, mas esta é a primeira vez que conseguem passar para fase presencial. Ele atribui o resultado com o esforço de cada membro e incentivo da professora Cristina Sousa da Silva, mestre em Geografia. 

Acho que o resultado na olimpíada veio devido muito esforço e pesquisa durante as fases. A gente sempre separava um tempo da nossa semana pra pesquisar e responder. Além do auxílio da nossa professora para saber o que pesquisar e saber o que é verídico ou não”.

Raul acredita que a ida ao evento é importante para demonstrar o potencial da nossa cidade e representá-la a nível nacional. Se tudo der certo, a viagem  deve ocorrer até 18 de outubro. A competição inicia dia 18 e segue até 20 de outubro em Campinas.

Para isso, eles contam com a solidariedade especialmente dos araguainenses para garantir a viagem.  Para contribuir, visite o link da campanha em:  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-nos-a-participar-da-olimpiada-de-geografia-na-unicamp

Alunos relataram que gostam de participar de olimpíadas, mas é a primeira vez que conseguem passar para a fase nacional.